Da Redação
O presidente da câmara de vereadores, Cori Ribeiro – PPS, nomeia apenas vereadores da base de sustentação do prefeito Athos Avelino – PPS, para integrarem a CLI – Comissão Legislativa de Inquérito da indústria da multa, implantada em Montes Claros pela Transmontes – empresa municipal de Transporte e Trânsito.
A nomeação é feita quase 90 dias depois do pedido ter dado entrada na câmara. O autor da solicitação foi Rosemberg Medeiros – DEM, com apoio de Fátima Pereira – PSBD, Lipa Xavier – PCdoB e de Athos Mameluque – PMDB. Todos vereadores da oposição. Uma mostra clara que houve descaso por parte da presidência da casa, quanto a nomeação dos integrantes da CLI.
Além da demora na indicação dos vereadores para investigar a indústria da multa, Rosemberg ressalta que houve carta marcada, ao não incluir os oposicionistas ao prefeito para compor a comissão.
A mesma opinião é compartilhada pelos outros vereadores da oposição.
Rosemberg afirma que ao propor a CLI pretendia investigar possíveis irregularidades na arrecadação das multas aplicadas pela Transmontes.
Segundo o vereador, os locais que deveriam ser realizados benefícios no trânsito, como por exemplo, na esquina das Avenidas José Correia Machado com João Chaves com a instalação de um semáforo –e que diariamente acontecem acidentes não recebeu nenhuma melhoria. Sexta-feira, 25, dois carros colidiram no trecho e duas pessoas ficaram feridas.
No entanto, nomes de pessoas multadas pela Transmontes são expostos em jornais de Montes Claros, causando constrangimentos, colocando inclusive estes motoristas como criminosos. Uma lista com pelo menos 400 nomes foi divulgada.
Ao contrário de investimentos no trânsito, o que está sendo feito é pintura de ruas e colocação de placas.
CARTA MARCADA
A oposição afirma que questionará em plenário as cartas marcadas com a nomeação da CLI da indústria das multas da Transmontes. Já que com a atual situação, com a participação de porta-voz do prefeito, a comissão joga por terra qualquer investigação para apurar indícios de irregularidades.
A CLI é composta por: Marcos Nem – PR ( porta-voz de Athos Avelino); Ademar Bicalho – PTB ( líder do PTB, partido aliado do prefeito) e Guila Ramos – PR ( vereador que ainda não decidiu se é oposição ou situação na câmara)
Na última reunião, foram nomeados os membros das 13 comissões permanentes para análise de projetos, neste ano. Foram indicados, também, os líderes de partidos.
Ademar Bicalho (líder do PTB), Aurindo Ribeiro (PPS), Raimundo do INSS (PDT), Júnior de Samambaia (PV), Antônio Silveira de Sá (PTN), Ildeu Maia (PP), Fátima Pereira (PSDB), Athos Mameluque (PMDB), Rosemberg Medeiros (DEM) e Lipa Xavier (PCdoB).