Da Redação
Instalada no fim de janeiro, até agora os membros da CLI – Comissão Legislativa de Inquérito da indústria da multa ouviram somente dois depoimentos. Na primeira reunião, no último dia 31, prestaram esclarecimentos sobre o destino das multas aplicadas pela Transmontes – empresa municipal de Transporte e Trânsito, o autor do requerimento para a instalação da comissão, Rosemberg Medeiros – DEM, e o presidente da empresa, José da Conceição Santos.
Depois desse encontro, os membros da CLI, Marcos Nem – PR ( presidente), Valcir da Ademoc – PTB e Guila Ramos – PR, não marcaram novas audiências. O que pode representar o início de uma grande pizza sobre o assunto.
Na reunião de ontem, Athos Mameluque – PMDB, aproveitou a tribuna da câmara para solicitar dos representantes da comissão a sua convocação para prestar depoimento sobre as possíveis irregularidades na arrecadação do dinheiro das multas.
Segundo o vereador, o Código de Trânsito Brasileiro, através do artigo 320, é claro ao determinar que o dinheiro arrecadado em multas deve ser exclusivamente aplicado no trânsito, seja na instalação de sinais, faixas e campanhas educativas. E, nunca sendo destinado em um caixa único, como afirmou o presidente da Transmontes durante seus esclarecimentos na CLI.
No dia em que foi ouvido pela comissão, 31 de janeiro, José da Conceição afirmou que o cidadão de Montes Claros que se multa. É um fora da lei, que não tem respeitado a legislação, e que todo o valor arrecadado é remetido para um caixa único do município. Ele também não apresentou nenhuma documentação com os valores.
- Queremos agilidade e transparência dos membros da comissão. Mesmo sendo uma CLI que nasceu com defeito e os integrantes sendo uma escolha pessoal do presidente, precisamos apurar as possíveis irregularidades que estão sendo denunciadas – frisou Athos Mameluque.
O vereador ainda ratificou que o dinheiro arrecadado está sendo destinado para outros fins, como propaganda, e não no trânsito de Montes Claros.
Nenhum integrante da CLI se manifestou sobre convidar ou não Athos Mameluque para prestar depoimento.