Vereadores querem saber para
onde vai dinheiro da indústria de multas
Edmilson Guimarães
Repórter
onorte@onorte.net
Quanto a Transmontes arrecada com as multas e para onde vai este dinheiro? Estas são as principais perguntas que pretende responder a Comissão Legislativa de Inquérito que será instaurada na Câmara Municipal de Montes Claros para investigar as ações da Empresa Municipal de Transporte Urbano, a Transmontes, órgão da Prefeitura que se notabilizou pelo excesso de multas emitidas na atual administração e é a responsável pela criação da chamada indústria de multas em Montes Claros.
A CLI terá de ser instalada porque o autor da proposta, vereador Rosembergue Medeiros –DEM conseguiu a assinatura de outros quatros vereadores, o que, somadas a dele, garante um terço do total de 15 vereadores, número necessário para criar a Comissão de Inquérito. Além de Rosembergue o documento foi assinado por Guila Ramos, Athos Mameluque, Fátima Pereira e Lipa Xavier, que compõe a chamada Bancada do Povo, e não são subservientes ao prefeito Athos Avelino.
O autor da proposta explica que a intenção não é colocar em dúvida a aplicação dos recursos arrecadados com as multas, e que a CLI foi proposta porque a Câmara e a população têm o direito de saber quanto a Prefeitura está arrecadando e em que este dinheiro está sendo investido. As primeiras informações dão conta de que os recursos são investidos em melhorias no trânsito da cidade, mas Rosembergue questiona que medidas importantes, como a instalação de semáforos no cruzamento das avenidas João Chaves e José Correia Machado, onde houve um acidente que vitimou membros da família Librelon, por exemplo, não foram tomadas pela Transmontes.
Durante a reunião, vereadores de oposição criticaram o excesso de rigor na atuação dos agentes da Transmontes, o que levanta a suspeita de que eles sejam instruídos para aplicar o maior número de multas possível e, conseqüentemente, arrecadar mais dinheiro. Esta é uma outra suspeita que deve ser investigada pela Comissão Legislativa de Inquérito. Outra pergunta que procura resposta é o que o motorista está pagando ao adquirir um bilhete de Área Azul, já que em caso de danos e roubo do veículo a Transmontes não se responsabiliza.
O próximo passo regimental para a instalação da CLI da Transmontes é a nomeação dos membros da Comissão, que deve ser feita pelo presidente da Câmara Municipal, o governista Cory Ribeiro.