Da Ascom/TRE-MG
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais inaugurou nessa sexta-feira, dia 13, o Centro de Memória da Justiça Eleitoral Mineira, com uma exposição que destaca a primeira fase do TRE mineiro, na década de 1930. Após um minucioso trabalho de resgate histórico, promovido por sua Coordenadoria de Comunicação Social, o TRE-MG passa a contar, juntamente com o espaço próprio reservado à exposição permanente do acervo, documentos relativos ao seu primeiro período de instalação, entre 1932 – quando a Justiça Eleitoral foi instituída -, e 1937 – ano em que a Justiça Eleitoral foi suspensa em razão da ditadura do Estado Novo.
A solenidade de inauguração contou com a presença do Presidente do TRE-MG, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, que destacou que "há 76 anos, como hoje, os objetivos da Justiça Eleitoral continuam os mesmos, assim como os seus esforços no sentido de conferir, cada vez mais, ao processo eleitoral mineiro e brasileiro, a idoneidade e a transparência necessárias ao regime democrático".
Durante a cerimônia, foram apostos – na galeria dos ex-presidentes – os retratos dos cinco primeiros presidentes do Tribunal Regional Eleitoral – desembargador Manoel Vieira de Oliveira Andrade, desembargador Nelaton de Moura Rangel,desembargador Pedro Batista de Azevedo Viana, desembargador Horácio Lana de Andrade e o desembargador Carlos Ferreira Tinoco - representados por seus familiares. Na oportunidade, também foi inaugurado, na galeria dos ex-presidentes do Tribunal, o retrato do desembargador Nilo Schalcher Ventura, que deixou o TRE-MG em janeiro de 2008.
VISITAÇÃO
O Centro de Memória da Justiça Eleitoral Mineira estará aberto à visitação nos dias úteis, de 11 às 15 horas. Visitas guiadas deverão ser agendadas antecipadamente, através dos telefones (31) 3298-1176 / 3298-1361. Contatos para visitas, informações e doações de objetos e documentos também poderão ser feitos pelo e-mail memoria@tre-mg.gov.br .
Informações históricas sobre a Justiça Eleitoral em Minas Gerais também estão disponíveis no site do TRE-MG na internet: www.tre-mg.gov.br/centrodememoria.