Andresa Silva
Colaboração para O NORTE
Em atendimento a ofício do deputado estadual Ruy Muniz, do Democratas, a secretaria de estado de Defesa Social informou, no início da semana, que foi liberado convênio da ordem de R$ 640.000,00, que possibilitará a construção de um novo centro de reintegração social em Januária, com capacidade para abrigar 80 recuperandos.
Para implantação da unidade, o município já possui terreno próprio e projetos arquitetônico, elétrico, hidráulico e de combate a incêndio. Segundo o professor Alisson Veloso, coordenador do projeto em Januária, a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, que faz parte do Projeto Novos Rumos na Execução Penal (parceria com o TJMG), foi implantado na cidade há dois anos e conta com a participação da comunidade, através de auxílio jurídico aos presos, visitas religiosas, assistência odontológica e médica.
- Na verdade, o próprio condenado tem a missão de tomar conta de outro. O objetivo está em aliviar o sistema prisional, controlando assim o risco de rebelião - finaliza.