A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) realiza nesta terça-feira, 13, às 20 horas, em seu auditório, o tradicional debate com os candidatos a prefeito de Montes Claros, nas eleições de 2 de outubro deste ano. A promoção será em parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) e visa conhecer as propostas dos concorrentes à chefia do Executivo para o setor. Além disso, o segmento pretende apresentar propostas para que insiram em seus programas de governo.
O debate vem sendo realizado há anos, com sucesso. É aguardado com expectativa pelos empresários e pela população. A entidade teve autorização da Justiça Eleitoral para realizá-lo, com regras claras, levadas previamente ao conhecimento dos políticos.
Segundo Gilberto Eleutério, presidente da CDL, além de ser tradição, o debate é uma forma de os empresários participarem mais diretamente do processo eleitoral.
- Ainda que o tempo não seja tão expressivo, é imprescindível que os empresários conheçam com mais detalhes as propostas dos candidatos a prefeito. E que também apresentem sugestões que considerem fundamentais para que insiram em seus programas de governo.
O debate terá regras claras e objetivas, que serão conhecidas com antecedência pelos candidatos, para permitir que tenham tratamento isonômico. As perguntas serão sorteadas observando-se a ordem de chegada de cada candidato, que terá tempo estipulado para respondê-las. Elas serão feitas por um mediador, que será escolhido pela CDL.
Para evitar tumultos, não será permitida a presença de cabos eleitorais com propagandas de quaisquer dos candidatos.
Foram convidados a participar os candidatos Ruy Muniz, do PSB, Humberto Souto, do PPS, Jairo Ataíde, do DEM, e Gláucia Eliana, do PMDB, cujas campanhas foram deferidas pelo Tribunal Superior Eleitoral.