Carmen Lúcia acusa preconceito contra a mulher

_

Jornal O Norte
Publicado em 15/09/2016 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 16:12.

Ontem, na primeira sessão de julgamento inteiramente pautada e presidida pela ministra Carmen Lúcia, após ter assumido o comando do Supremo Tribunal Federal (STF) na última segunda-feira, a montesclarense disse que há “enorme preconceito contra as mulheres” no Brasil, em especial no mundo do trabalho.


- Temos uma sociedade preconceituosa em vários temas, fascista em vários temas, e especialmente no caso da mulher, muito preconceituosa- disse a ministra.

Segunda mulher a presidir o STF, Carmen Lúcia deu a declaração ao interromper uma exposição do ministro Gilmar Mendes. Na ocasião, os ministros julgavam a constitucionalidade ou não de um intervalo de 15 minutos somente para mulheres antes do cumprimento de horas extras.

- Há discriminação contra as mulheres sim, mesmo no caso nosso de juízas, que conseguimos chegar a posições de igualdade, há sim enorme preconceito contra nós mulheres em todas as profissões. Não há escritores, não há teoria, neste caso eu dou o testemunho da minha vida, eu convivo com mulheres que são discriminadas.

Carmen Lúcia fez questão de pontuar a existência de diferenças essenciais entre homens e mulheres, que devem ser consideradas ao se refletir sobre a igualdade de gênero.

- Nós queremos a igualdade de direitos exatamente na dignidade que se encerra na identidade de cada um e que é diferente entre homens e mulheres, graças a Deus, dá certinho esse negócio de homem e mulher, é ótimo, inclusive- disse ela, entre risos.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por