Candidatos apostam no programa eleitoral gratuito

Apesar de saberem que a decisão do pleito desse ano dependerá de muita conversa e do famoso corpo-a-corpo, em Montes Claros, candidatos apostam no horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio como a forma mais efetiva atrair a atenção dos eleitores

Jornal O Norte
Publicado em 18/08/2016 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 16:09.

Por Jerúsia Arruda


Desde a última terça-feira (16), a campanha eleitoral foi liberada, dentro dos limites estabelecidos pela Justiça Eleitoral e os candidatos às eleições municipais deste ano têm até o dia 1º de outubro para se apresentar ao eleitor e, é claro, pedir voto.

Apesar de saber que a decisão do pleito desse ano dependerá basicamente de muita conversa e do famoso corpo-a-corpo, em Montes Claros, a definição das chapas foi motivo de muitas negociações e pauta de exaustivas reuniões com o propósito de aumentar o tempo no horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio, que, para os candidatos, ainda representa a forma mais efetiva atrair a atenção dos eleitores.

Mas nesse ano, o tempo do horário eleitoral gratuito foi reduzido para dois blocos no rádio e dois na televisão, com 10 minutos cada, além de inserções de 30 e 60 segundos, conforme minirreforma da lei eleitoral aprovada pela Câmara Federal, no ano passado.

De acordo com a nova regra, a propaganda eleitoral gratuita será veiculada durante 35 dias, no período de 26 de agosto a 29 de setembro. Em caso de segundo turno, a programação gratuita terá início a partir de 48 horas após a proclamação dos resultados do primeiro turno – em geral, no dia 05/10 - e vai até o dia 29 de outubro.

PROPAGANDA EM BLOCO
Conforme a lei eleitoral, os programas em bloco são reservados para os candidatos a prefeito. No rádio, o programa vai ao ar de 07h às 07h10 e de 12h às 12h10, de segunda-feira a sábado. Já na televisão, são reservado os horários de 13h às 13h10 e de 20h30 às 20h40, de segunda-feira a sábado.

Contando com apoio de 10 partidos, Ruy Muniz, candidato a prefeito de Montes Claros pelo PSB, detém o maior tempo no programa eleitoral gratuito – cerca de 37,5% -, o que corresponde a cerca de 3,8 minutos. Segundo o candidato, o espaço permite estar frente a frente com o cidadão.

- É a forma mais eficaz, mais eficiente de termos esse contato. Vou utilizar este tempo para entrar na casa das pessoas, sempre pedindo licença e falar olho no olho, com uma campanha simples, direta, transparente, buscando mostrar a diferença entre a boa política, e a política de ontem, populista. Vamos apresentar o nosso projeto para fazer uma Montes Claros ainda melhor.

Candidato do PPS, com apoio de outros 10 partidos, Humberto Souto diz que terá cerca de dois minutos nos programas de rádio e televisão, além das inserções para divulgar sua campanha, que conta com o poio de 11 partidos.

- Vamos usar esse tempo de propaganda para mostrar como mudar para muito melhor a gestão pública em Montes Claros – planeja.

INSERÇÕES
Os candidatos a prefeito e a vereador terão direito, ainda, à divulgação de inserções (propagandas) gratuitas. Para isso, as emissoras de rádio e televisão destinarão 70 minutos diários, distribuídos ao longo da programação, de segunda-feira a domingo, de 05h à 0h, sendo 60% do tempo destinado aos candidatos a prefeito e 40% aos candidatos a vereador. Cada inserção poderá ter 30 ou 60 segundos e, conforme a legislação, a distribuição deste tempo levará em conta os blocos de audiência entre as 5h e 11h, de 11h às 18h, e de 18h às 0h.

As candidatas Gláucia Eliana (PMB) e Jéssica Vianna (Psol) terão em torno de 17 segundos nos programas de rádio e TV para divulgar suas campanhas, além das inserções durante os intervalos comerciais. Para compensar o pouco tempo, Jéssica Vianna diz aposta nas redes sociais.

- O horário eleitoral gratuito é um meio muito importante, mas, nesse momento, outros meios importantíssimos serão as redes sociais, que estão inseridas no cotidiano das pessoas, portanto será de fundamental importância na hora de nos comunicar com as pessoas – observa.
 
SEGUNDO TURNO
Havendo segundo turno, as emissoras de rádio e televisão divulgarão a propaganda eleitoral gratuita todos os dias, em dois períodos diários de 20 minutos, sendo às 7h e às 12h no rádio, e às 13h e às 20h30 na televisão.

A lei eleitoral determina que na propaganda na televisão é obrigatória a utilização da subtitulação por meio de legenda oculta, janela com intérprete da Linguagem Libras de Sinais e audiodescrição, em respeito ao que prevê o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por