Câmara vota projeto para homenagear os pais

Jornal O Norte
Publicado em 06/08/2007 às 18:33.Atualizado em 15/11/2021 às 08:11.

Legislativo finalmente terá


uma sessão especial


para reverenciar o papel dos pais



Eduardo Brasil


Repórter


www.onorte.net/eduardobrasil



A câmara municipal de Montes Claros vota, na reunião desta terça-feira 07, projeto de resolução da vereadora Fátima Pereira que institui o Diploma Hermínio de Souza Pinto, honraria que o legislativo, de forma inédita, passará a utilizar na suas homenagens aos pais, nos meses de agosto, passagem para a qual o plenário não se reunia em caráter especial para reverenciar.



Fátima Pereira entende que a medida é uma forma de reconhecer a importância dos pais na formação dos filhos e da família, sobretudo neste momento crítico em que a sociedade se vê refém da violência e da criminalidade.



Segundo ela, a comemoração legislativa faz justiça aos pais, como o Dia das Mães, oficialmente comemorado pelo plenário da casa, ao referendar o papel da mulher na formação da família.



- Os pais, assim como as mães, têm enorme responsabilidade na formação do caráter dos filhos e são fundamentais no apoio familiar. A câmara municipal não podia continuar sem uma menção a esses verdadeiros exemplos de dignidade e respeito ao ser humano – acrescenta.



HOMENAGENS



A vereadora entende que, além de estar prestando uma homenagem aos pais, e preenchendo com uma sessão solene uma lacuna que a data infringia ao parlamento, no Dia dos Pais, o seu projeto de resolução atende a um desejo de todo o plenário da casa.



- Como a câmara municipal é formada por 14 vereadores, pais, inclusive, nenhum deles se sentiu à vontade para apresentar uma proposta que poderia soar como uma auto-homenagem. Coube a mim, como a única mulher do plenário desta casa, propor a medida, o que me deixa honrada – comemora a vereadora.






Fátima Pereira diz que seu projeto preenche uma lacuna


que todo ano ocorria no plenário (foto: arquivo/ Wilson Medeiros)



Fátima Pereira também observa que a apresentação do projeto proporcionou que ela prestasse, através da câmara municipal, outra homenagem a um grande cidadão montes-clarense, desta vez a Hermínio de Souza Pinto, cujo nome sua proposição tomou emprestado para denominar a honraria.



SEU HERMÍNIO



Um dos grandes exemplos de pai de família, segundo a vereadora, Hermínio de Souza Pinto, antes de ser um importante comerciante da cidade, falecido há poucos anos, destacou-se pelas ações religiosas, comunitárias, filantrópicas, à frente de vários movimentos sociais na ajuda aos mais carentes.



Por muitos anos, acrescenta, o tradicional comerciante manteve no centro da cidade um dos pontos de venda mais conhecidos do Norte de Minas, o Armazém Pinto, onde, além de oferecer à população uma enormidade de produtos, também não deixava de receber as pessoas que sempre o procuravam para todo tipo de auxílio.



- Seu Hermínio merece essa homenagem, pelo muito que fez pelo desenvolvimento de Montes Claros sem se distanciar dos princípios da família, dos princípios da humanidade. Foi um pai de família numerosa, que recebeu dele a melhor educação, e cujos filhos, netos, seguiram plenamente os seus exemplos – frisa Fátima Pereira.



- Seu Hermínio foi, assim, um exemplo de vida que nós, vereadores, pais e mães, filhos, consideramos como essenciais para que possamos ter uma sociedade justa, fraterna, assim como aquela que ele pregou e defendeu ao longo de sua trajetória entre nós – encerra a vereadora.



Uma vez aprovado o projeto, a mesa diretora da câmara municipal fará a primeira entrega do Diploma Hermínio de Souza Pinto na próxima semana, homenageando quinze pais de família apontados pelos vereadores.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por