O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) iniciou a orientação dos 824 mesários que vão trabalhar nas eleições municipais de outubro em Montes Claros. O treinamento acontece nas dependências da câmara de vereadores e se estenderá até esta segunda-feira (19). Na quarta-feira ainda será realizada a orientação para os coordenadores.
A cidade é dividida em quatro zonas eleitorais e cada uma foi contemplada com o minicurso em dias específicos. Mas, de acordo com o auxiliar de cartório, Stanley Inácio Rocha, na prática este processo de capacitação vem sendo realizado há um mês e que também abrangeu os mesários das cidades de Glaucilândia, Itacambira, e Juramento.
BIOMETRIA
Neste ano, mais cidades do interior de Minas Gerais aderiram ao sistema biométrico, como é o caso do município de Juramento e Claros dos Poções. Já em Montes Claros o pleito será misto: com identificação tradicional e com identificação biométrica.
Rozana de Fátima Figueiredo Alves, técnica judiciária, afirma que o objetivo das orientações é esclarecer as dúvidas sobre o equipamento e a dinâmica do processo eleitoral.
- Teremos eleitores com e sem biometria, então vamos mostrar situações que possam ocorrer com a urna e o que eles podem fazer caso não reconheçam a digital do eleitor, e também como podem coordenar as ações para que ao final do dia de Eleição estejam tudo em ordem - explica.
FUNÇÕES
As funções desenvolvidas pelos mesários no dia da eleição são: presidente da Mesa Receptora de Votos e de Justificativas, 1º ou 2º mesário, 1º ou 2º secretário e suplente.
Cabe aos mesários também organizar a seção eleitoral, identificar os eleitores, autorizá-los a votar, operar a urna eletrônica e processar justificativas.