Logotipo O Norte
Quinta-Feira,11 de Setembro

Câmara presta homenagem a Che

Jornal O Norte
Publicado em 16/10/2007 às 11:12.Atualizado em 15/11/2021 às 08:20.

Guerrilheiro será reverenciado


pelo parlamento em sessão


comunista



O plenário da câmara municipal de Montes Claros aprovou na última terça-feira 8, requerimento do Vereador Lipa Xavier - PCdoB transformando a reunião ordinária do dia 25 de outubro em sessão especial para relembrar a passagem dos 40 anos do assassinato de Che Guevara.






Plenário da câmara municipal renderá homenagens


ao guerrilheiro argentino (foto: ARQUIVO/ WILSON MEDEIROS)



Ernesto Guevara Lynch de la Serna, mais conhecido por Che Guevara ou El Che nasceu em Rosário, Argentina, em 14 de Junho de 1928. Che foi um dos mais famosos revolucionários marxistas da História, sendo considerado pela revista norte-americana Time Magazine umas das cem personalidades mais importantes do século XX.



CHE E FIDEL



Che Guevara conheceu Fidel Castro no México, em 1955, e se juntou à luta contra o ditador Fulgêncio Batista, em Cuba, que culminou com o triunfo revolucionário de 18 de janeiro de 1959.



Em 1966, Che entrou clandestinamente na Bolívia com a idéia de impulsionar um foco revolucionário pela América Latina. No entanto, foi capturado pelo exército no dia 8 de outubro de 1967 e executado no dia seguinte em uma escola na cidade de La Higuera.



Seus restos mortais, identificados e exumados em 1997, foram levados para Cuba, onde se encontram atualmente no Mausoléu Ernesto Che Guevara, em Santa Clara, 270 quilômetros a leste de Havana.



FILME



Durante as homenagens, será exibido o filme - O Che onde você menos esperava. A sessão especial será realizada no dia 25 de outubro, a partir das 19h30, na Sala Geraldo Freire, ao lado da câmara municipal.



Che Guevara esteve no Brasil nos anos sessenta, quando foi homenageado pelo então presidente da República, Jânio Quadros. A honraria incomodou os militares, que poucos meses depois da renúncia de Jânio dariam o golpe de 1964 - que rompeu com o governo de João Goulart, que assustava os capitalistas com o anúncio da reforma de bases, prevendo a divisão e distribuição de terras ao povo e a estatização de empresas internacionais. (Com AP)

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por