Hélio Machado
Colaboração para O NORTE
Buscar a qualificação dos vereadores e servidores das câmaras municipais do Norte de Minas e proporcionar a elevação do nível dos debates, como forma de contribuir para acelerar a consolidação do progresso e do desenvolvimento em menor espaço de tempo, com reflexos positivos na vida da população. Estes são os principais objetivos da câmara municipal de Montes Claros, que realizou ontem, quarta-feira, na Sala Geraldo Freire, o programa de capacitação em poder legislativo municipal.
O evento, realizado através de parceria da Escola do legislativo com a assembleia legislativa de Minas, teve a participação de 27 câmaras da região, com cerca de 130 vereadores. É resultado de acordo de cooperação firmado pela câmara municipal com a câmara dos deputados, em recente solenidade realizada em Brasília, e firmado pelo vereador Athos Mameluque com o deputado federal Michel Temer.
ABERTURA
Ao abrir o programa da capacitação, na manhã de ontem, o presidente da câmara, Athos Mameluque, destacou a importância de se promover ações permanentes para preparar melhor os vereadores para o exercício do mandato. Disse ainda que a meta também é a qualificação de assessores e servidores, para garantir sempre serviços de mais qualidade em seus respectivos municípios. A parceria permitirá a realização de cursos, seminários e quaisquer outras iniciativas que beneficiem os legislativos de cidades da área mineira da Sudene.
Preocupado em desenvolver trabalho com reflexos na região, Athos Mameluque considera a parceria fundamental para os 92 municípios do Norte de Minas. Segundo ele, como pólo regional, Montes Claros tem que chamar para si a responsabilidade de promover ações que visem a fortalecer as câmaras, através da preparação de vereadores e servidores para desempenhar as funções com mais eficiência, dando resposta mais rápida e efetiva à população.
PROGRAMAÇÃO
Durante o programa de capacitação, na parte da manhã, foram proferidas palestras, O legislativo municipal no fortalecimento do estado democrático de Direito, a cargo de Léo Noronha; O papel do vereador, com Ludovikus Moreira. À tarde, a palestra Planejamento, orçamento e fiscalização de políticas públicas, ficou a cargo de Raphael Olivé. Ela foi proferida em dois momentos. Em seguida, encerrou-se o evento com entrega de certificados aos participantes.
PRESENÇAS
Estiveram presentes vereadores das cidades de: Cônego Marinho, Coração de Jesus, Engenheiro Navarro, Francisco Dumond, Francisco Sá, Glaucilândia, Ibiaí, Itacambira, Januária, Jequitaí, Lagoa dos Patos, Miravânia, Montezuma, Ninheira, Ponto Chique, Salinas, Santa Fé de Minas, São João da Lagoa, São João das Missões, São João do Pacuí, São Romão, Santa Cruz de Salinas, Taiobeiras, Várzea da Palma, Varzelândia, Grão Mogol e Itacarambi.