Câmara Municipal homenageia cidadãos montes-clarenses

_

Jornal O Norte
Publicado em 25/05/2016 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 16:02.

Além de ser poder constituído e instituído, o legislativo municipal tem como responsabilidade a promoção, efetivação e manutenção da memória da cidade. Esse processo é costurado a partir de vários elementos, sendo um deles o que homenageia as pessoas que ajudaram a construir a história de Montes Claros e, por extensão, geraram memória.

Nesse sentido, proposição do vereador Fernandão Anjos do Futuro (PRTB), Projeto de Resolução nº 10/2016, concede Título de Cidadã Honorária à advogada e professora Rozana Silqueira Paixão. Ela é natural de Mirabela e mudou-se para Montes Claros em 1975, tendo contribuído fortemente para construir na cidade uma história importante no campo jurídico.

Além dela, esteve em pauta na reunião ordinária o Projeto de Resolução nº 11/2016 que propõe o Título de Cidadão Benemérito ao engenheiro mecânico e fazendeiro José Geraldo Gomes. O homenageado é membro da Loja Maçônica Antônio Lafetá Rebelo, e fez da pecuária uma atividade que contribuísse com o desenvolvimento da cidade.

Por outro lado, a Proposta de Lei nº 37/2016, de iniciativa do vereador Diu Andrade (PSL), sugere a denominação do CEMEI, com sede em Nova Esperança, distrito de Montes Claros, para CEMEI José Braz Filho. O agraciado era militar e se mudou para a comunidade no ano de 1970, fundando a Associação de Amigos do distrito de Nova Esperança, e reivindicando vários benefícios para a cidade e regiões vizinhas.

Votados e aprovados por praticamente toda a casa legislativa, a exceção ficou por conta do vereador Rodrigo Cadeirante (PTN) que, buscando uma linha de raciocínio coerente, argumentou, da tribuna da Câmara Municipal, que fez uma promessa de campanha que não assinaria homenagens, muito menos projetos que tivessem como propósito alterar nomes de logradouros públicos.

- O vereador Fernandão não tem feito outra coisa que não prestar homenagens nessa Casa a diversas pessoas - reclamou Rodrigo Cadeirante, desconhecendo o trabalho do seu par.

Diversos vereadores foram à tribuna para defender o colega ao afirmarem que as homenagens prestadas na Câmara Municipal são tão importantes quanto votar em um grande projeto para a cidade.

- Montes Claros está crescendo muito e as pessoas não estão dando conta de acompanhar sua história. Essas homenagens, portanto, servem para registrar nos anais das instituições os nomes daqueles que tem contribuído de forma efetiva para o desenvolvimento da cidade – destacou o vereador Doutor Valdivino (PMDB).

A memória como espaço de manifestação das ações individuais e coletivas de uma comunidade foi destacada na fala do vereador Ladislau (PMDB) que, a exemplo dos outros colegas, fez a defesa das homenagens e da ação correta, segundo seu ponto de vista, do vereador Fernandão Anjos do Futuro ao celebrar os nomes ali presentes nos projetos.

- Não podemos ignorar a história e a memória. Elas são fundamentais para o povo conhecer melhor sua terra e sua cidade. Não se faz cidade sem fazer história - explicou.

Os dois projetos do vereador Fernandão Anjos do Futuro foram aprovados em um mesmo pacote, enquanto o que converte o CEMEI do distrito de Nova Esperança em CEMEI José Braz Filho também foi aprovado pelo plenário da Câmara Municipal de Montes Claros. (M.V.)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por