Projeto da câmara municipal
tem como objetivo
reconquistar credibilidade
Eduardo Brasil
Repórter
www.onorte.net/eduardobrasil
Ao participar, nesta quarta-feira 16, do lançamento do projeto de modernização e estruturação da câmara municipal de Montes Claros, o diretor de Comunicações Institucionais da assembléia legislativa de Minas Gerais, Lúcio Perez de Carvalho ressaltou a importância da iniciativa que tem o apoio do parlamento estadual.
Conceito do povo: câmara inicia resgate de seus valores
éticos e institucionais (foto: Wilson Medeiros)
Segundo ele, o projeto-piloto, que visa à qualificação do corpo técnico da câmara municipal de Montes Claros é uma ação inovadora do trabalho de interiorização da assembléia legislativa no sentido de apoiar as câmaras municipais na busca de melhor prestação de serviço, no propósito de resgatar com determinação seus valores como instituição de poder importante no cotidiano da população.
- Portanto, é uma atitude louvável a do presidente Cori Ribeiro ao procurar nosso apoio para consolidar o poder e a imagem do legislativo de Montes Claros – disse ele, assegurando que o apoio da assembléia legislativa não se limitará a palestras e oficinas que desde ontem estão sendo ministradas para qualificação do quadro de funcionários da câmara municipal.
- Estamos apenas dando início a um processo que deve ser promovido por etapas. Estamos empreendendo as primeiras ações que futuramente nos apontarão os caminhos a serem tomados, os planejamentos a serem elaborados – frisou.
IMAGEM DA CÂMARA
A definição de Montes Claros para receber o programa inédito no estado, e que posteriormente será estendido a todos os municípios mineiros, segundo Lúcio Perez, é adequada, sobretudo, pelos incidentes que a câmara municipal experimentou recentemente e que causaram enorme desgaste de sua imagem diante da opinião pública - entre eles o que ganhou as manchetes da imprensa nacional como o caso dos pombos correios, episódio envolvendo membros da casa em supostas irregularidades para o desvio de recursos públicos, e que levou o parlamento municipal a um período crítico em relação à sua credibilidade diante do cidadão.
- Sempre em momentos de crise as instituições, as empresas, as pessoas têm a oportunidade de repensar a situação, suas atitudes, e o projeto de modernização vem de encontro a esses interesses.
O diretor de Comunicações Institucionais da ALMG entende que a câmara municipal de Montes Claros vive esse momento de reflexão, um momento de buscas por mudanças positivas.
- Mudanças que a possibilitem ficar em sintonia com a sociedade – salientou, em entrevista exclusiva a O Norte concedida antes da abertura oficial de lançamento do projeto pioneiro.
INTERAÇÃO
Ainda de acordo com Lúcio Perez, que esteve acompanhado na solenidade do gerente geral da Escola de Jornalismo da assembléia legislativa, Alaor Messias Júnior, e de Daniela Santiago Mendes, coordenadora do Centro de apóio às câmaras municipais, a assistência ao projeto de modernização e estruturação da câmara municipal se estenderá dentro das necessidades do parlamento montes-clarense.
- É um apoio que vai além das ações logísticas que dispusemos nesse primeiro momento. Vamos buscar juntos os resultados. A assembléia legislativa de Minas Gerais manterá suas portas abertas para a câmara de Montes Claros no seu projeto que busca o resgate de seus valores perante a opinião pública – reiterou, no discurso proferido no plenário da casa, acompanhado por dezenas de alunos do curso de Jornalismo da Funorte, aos quais ressaltou a importância da profissão que ele próprio exerce há pelo menos duas décadas.
- A interação com a imprensa, com o jornalista é muito importante para que a câmara municipal alcance seus objetivos com clareza e eficiência. Essa influência mútua deve ser aproveitada para que tenhamos sucesso nas metas estabelecidas.
O presidente da câmara municipal, Cori Ribeiro – PPS se mostrou otimista quanto aos resultados a serem alcançados com o projeto-piloto.
- É a deflagração de um programa que busca a transparência de nossos serviços como vereadores e, principalmente, a eficiência do seu corpo técnico, permanente, que continuará servindo ao povo de Montes Claros nesta e nas legislaturas seguintes - encerrou o dirigente parlamentar.