Procurador-geral de justiça do estado de Minas Gerais por dois mandatos (2005/2006 e 2007/2008), o presidente da Associação brasileira do Ministério Público do meio ambiente (Abrampa) e procurador de justiça, Jarbas Soares Júnior, vai receber o título de cidadão benemérito de Montes Claros. Na reunião ordinária de terça-feira 24, a vice-presidente Rita Vieira (PSDB) apresentou um projeto de resolução na câmara municipal sugerindo a homenagem ao montes-clarense.
Jarbas Soares Júnior nasceu em Montes Claros e bacharelou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), em julho de 1989. No dia 20 de maio de 1990, ingressou no Ministério Público do estado de Minas Gerais e exerceu a função de promotor de justiça das comarcas de Januária, Manga, Ouro Preto, Mariana e Itabirito. A partir de junho de 1992, tornou-se promotor de justiça da comarca de Belo Horizonte, quando passou a responder pela promotoria de justiça de defesa do meio ambiente e patrimônio cultural da capital, funções que acumulou inicialmente com as demais inerentes à promotoria de patrimônio público. Por três vezes, ele foi coordenador da promotoria de justiça de defesa do cidadão de Belo Horizonte.
O procurador Jarbas Soares Júnior também foi membro do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural e do Conselho do Meio Ambiente (Comam) da Capital e integrante do Conselho de Política Ambiental do Estado de Minas Gerais (Copam) e do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) em Brasília-DF. Soares Júnior foi promovido ao cargo de Procurador de Justiça em 18 de maio de 2001 e nomeado, em 13 de setembro do mesmo ano, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça e Defesa do Meio Ambiente, do Patrimônio Histórico e Cultural e de Habitação e Urbanismo. Ele integrou o Conselho Superior do Ministério Público em 2002 e fez parte, também por eleição, da Câmara de Procuradores de Justiça para o mandato de 2003/2004.
Jarbas Soares Júnior também idealizou e implantou a primeira “Promotoria de Justiça por Bacia Hidrográfica” – a Promotoria de Justiça da Bacia do Rio São Francisco do MP-MG e a Coordenadoria Interestadual das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio São Francisco, que engloba os Estados de Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e o Distrito Federal, destinada a uniformizar a atuação do Ministério Público em toda a Bacia Hidrográfica do Velho Chico.