Câmara homenageia combatentes do crime

Jornal O Norte
Publicado em 01/04/2008 às 11:29.Atualizado em 15/11/2021 às 07:29.

Eduardo Brasil


Repórter (*)



Os profissionais do NPC - Núcleo de prevenção à criminalidade, mantido em Montes Claros pela secretaria de Estado de Defesa Social foram homenageados pela câmara municipal. Gestores, técnicos, professores e estagiários receberam, do Poder Legislativo, o título de cidadãos beneméritos. A homenagem, proposta pelo vereador Aurindo Ribeiro - PPS, certifica o sucesso do programa implantado no município, há três anos, pelo governo estadual.



O NPC concentra ações de prevenção à criminalidade numa gestão integrada da Seds, polícias civil e militar e prefeitura. Fazem parte do núcleo, programas como o de Controle de homicídios Fica Vivo, específico para o público jovem, o de Reintegração social do egresso, o Núcleo de mediação de conflitos e a Central de penas alternativas.


 


ATENDIMENTO



Hoje, cerca de 1.350 pessoas são atendidas pelos programas do NPC - Montes Claros, número que cresce a cada ano.  Somente na Ceapa, são atendidas 408 pessoas - infratores que cometeram crimes de menor poder ofensivo como violações do código nacional de trânsito e pequenos furtos. Com acompanhamento e monitoramento da equipe técnica do NPC, elas cumprem penas alternativas nas instituições parceiras do núcleo.



No Fica Vivo, estão cadastrados 700 jovens com idades entre 12 e 24 anos. O programa é desenvolvido na região do Grande Santos Reis que engloba 18 bairros. Os integrantes participam de oficinas educativas, culturais e profissionalizantes que vão desde a prática da capoeira até aulas de designer gráfico.



Ao todo, são 22 oficinas distribuídas em escolas públicas, praças e associações de moradores. As aulas acontecem duas vezes por semana com duração de duas horas e meia por dia.



NPC NO CRISTO REI



O Programa de reintegração social do egresso tem 83 participantes. A proposta tem como objetivo a ressocialização dos egressos do sistema penal. Eles têm acesso a cursos de qualificação profissional e ainda contam com assistência médica e internação em comunidades terapêuticas, quando necessário. Outro trabalho realizado pelo NPC que tem atingido bons índices de desempenho é o de Mediação de conflitos. Mensalmente são atendidas cerca de 160 pessoas.



Até junho deste ano, a secretaria de Estado de Defesa Social vai implantar mais um NPC na cidade. Desta vez, no bairro Cidade Cristo Rei, que vem apresentando alta nos índices de criminalidade. (*Com Agencia Minas)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por