A reabertura do escritório da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em Montes Claros, é fundamental para que empresários apresentem projetos visando ampliar empreendimentos ou instalar novas indústrias na região. A avaliação é do vereador Athos Mameluque, do PMDB, presidente da câmara municipal, que apresentará a reivindicação ao superintendente da autarquia, Paulo Fontana, que estará na cidade no próximo dia primeiro, em companhia de sua equipe para ensinar os empresários a elaborar bons projetos, para apreciação e aprovação pelo Conselho Deliberativo. Lideranças empresariais e políticas da área de atuação da autarquia estão sendo mobilizadas para a reunião, que acontecerá no plenário do Legislativo, em horário que será definido.
REINSTALAÇÃO
Para o peemedebista, a reinstalação do escritório na cidade é uma necessidade para se tratar das demandas em relação à Sudene. Lembra que é mais fácil fazê-lo na cidade pólo da região do que recorrer à sede do órgão, em Recife.
- Podemos obter em Montes Claros, todas as informações de que os empresários necessitarem para a elaboração de bons projetos para aprovação do Condel, visando à implantação de unidades industriais na cidade, ou mesmo na área de atuação da Sudene, para gerar mais emprego, renda, fortalecer a economia e ajudar a consolidar o progresso e o desenvolvimento desta parte do Estado - sustenta o presidente da câmara, ao frisar que pretende dar sua parcela de colaboração com este objetivo.
INVESTIDORES
O vereador se recorda de que, no passado, Montes Claros contava com escritório da Sudene, que funcionou como facilitador para atrair novos investidores para a região, porque disponibilizava todas as informações necessárias. Com isto, iniciou-se o processo de industrialização da cidade, como também de outras da região.
- Temos que reconhecer que a região tem duas fases: antes e depois da Sudene, que iniciou o processo de industrialização - sustenta.
Athos Mameluque chama atenção para o fato de que, indústrias de ponta e de projeção nacional e internacional vieram para cá graças aos incentivos fiscais e financiamentos da autarquia, gerando centenas de empregos e contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população.
O presidente da câmara oficializará, no próximo dia primeiro, pedido ao superintendente para reabrir o escritório da Sudene em Minas, com sede em Montes Claros. Frisa que o escritório será essencial, ainda, para a interface junto ao governo do Estado, interessado diretamente em trazer novos e potenciais investidores para a região, com a intenção de acelerar seu desenvolvimento. (Com informações Ascom câmara municipal)