Délio Pinheiro
Colaboração para O NORTE
A câmara municipal de Montes Claros esteve reunida na última quinta-feira, com o propósito de discutir o problema do trânsito na cidade, especialmente na área central. Muitos são os desafios a serem enfrentados para dar maior conforto para pedestres e motoristas, e a sociedade, civil e militar, esteve presente na reunião proposta pelo vereador Dr. Silveira.
Entre os convidados estava o tenente coronel Franklin de Paula Silveira, comandante do 10° Batalhão da PM. Ele lembrou que Montes Claros tem uma frota com mais de 110 mil automóveis e que os desafios são grandes, mas que precisam ser enfrentados.
- Considero o tema importante para encontrarmos soluções concretas para resolver esse problema crucial - afirmou o comandante.
O presidente da MCTrans, coronel Orlando Walter, elencou diversos problemas que precisam ser coibidos imediatamente, como alguns comerciantes que, segundo ele, expõem suas mercadorias nos passeios e a presença descontrolada de mototaxistas, muitos deles clandestinos, nas ruas da cidade.
Na reunião havia também representantes dos comerciantes da cidade, representados pela CDL e pela ACI. Eles aplaudiram a iniciativa da Câmara e disseram esperar melhorias a partir daquele esforço em aglutinar forças em benefício de um trânsito mais fluído na área central. Diversas sugestões foram dadas pelos vereadores e pelos convidados durante a chamada “Tribuna Livre”.
O vereador João de Deus falou do problema de trafegabilidade na região central de Montes Claros, em função do fluxo de automóveis que aumenta a cada dia. O vereador conclamou todas as autoridades para empreenderem um grande esforço para solucionar esse problema.
- A cidade cresceu demasiadamente e enfrentar o problema do trânsito, sobretudo nos horários de pico, é vital para conseguirmos mais qualidade de vida para os motoristas e principalmente para os pedestres - afirmou o vereador.
João de Deus acrescentou que o êxito dessa investida dependerá do esforço individual de cada um. O vereador, que também trabalha na Santa Casa, falou de sua experiência pessoal em relação ao tema:
- Como funcionário desse importante hospital, percebo que tem aumentado o número de vítimas de acidentes, e isso, certamente, é um indício do crescimento desordenado do número de carros nas ruas e da falta de planejamento das mesmas.
A ausência de representantes da Secretaria de Planejamento foi notada por alguns dos vereadores, mas o saldo da reunião foi positivo. A população espera que a discussão de alto nível se transforme rapidamente em benefícios para a região central, que tem problemas estruturais sérios e que precisam ser dirimidos urgentemente.