Câmara de Jaíba recorre ao TJMG para reverter decisão que retornou Jimmy ao cargo de prefeito
O presidente da Câmara Municipal de Jaíba, vereador Valdemir Soares da Silva (DEM), quer por que quer voltar retornar ao cargo de prefeito, status que perdeu após o retorno do titular Jimmy Murça (PCdoB) no início deste mês
Por Luis Cláudio Guedes
JAÍBA - O presidente da Câmara Municipal de Jaíba, vereador Valdemir Soares da Silva (DEM), quer por que quer voltar retornar ao cargo de prefeito, status que perdeu após o retorno do titular Jimmy Murça (PCdoB) no início deste mês. Valdemir Soares acaba de dar entrada com o recurso conhecido como agravo de instrumento na segunda turma do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em que contesta a decisão da juíza substituta da Comarca de Manga, Ludmila Linz Grilo, do início do mês de maio, que reformou decisão anterior que mantinha Murça fora do comando do município.
Na ocasião, a magistrada acatou entendimento do Ministério Público da Comarca de Manga que aponta para a existência de “graves e incorrigíveis vícios procedimentais, com sérios indícios de compra de votos e da consciência de vereadores” na decisão que resultou na cassação de Murça no final de 2013 – em episódio que abriu grave crise política no município.
Desde o primeiro afastamento de Jimmy, o gabinete do prefeito de Jaíba assistiu ao interminável rodízio de sete titulares no cargo de prefeito. A dança das cadeiras chega agora ao sétimo revezamento de comando no município (Jimmy Murça-Júnior Leonir-Enoch Lima-Jimmy-Enoch-Valdemir Soares-Jimmy).
PROPINAS
Quem não gostou nem um pouco do recurso do presidente Valdemir Soares ao TJMG foi o Ministério Público, que ainda avalia denúncias de que o vereador teria recebido vantagens do esquema descoberto com o estouro da Operação Ração de Papagaio.
Nas delações premiadas do ex-prefeito Enoch Campos Lima (PDT) e do suposto operador do esquema criminoso que atuou para desviar recursos públicos na Prefeitura de Jaíba, o construtor Antônio Carlos da Silva, há pelo menos duas referências de pagamentos feitos ao atual presidente da Câmara de Jaíba.
Antônio Carlos é verdadeiro dono da empresa Lázaro Moisés-ME, que manteve contratos com a Prefeitura de Jaíba no valor de R$ 8 milhões e assumidamente pagava propinas ao ex-prefeito Enoch Lima e a vários agentes políticos de Jaíba.
O presidente Valdemir Soares contratou recentemente o advogado José Roberto de Mendonça júnior. O extrato da decisão saiu no Diário Oficial de Minas Gerais do dia 21 de maio.
Contratado com dispensa de licitação, o advogado José Roberto é o autor do agravo de instrumento que tenta apear o prefeito Jimmy Murça do cargo quarta vez em menos de três anos. O presidente Valdemir Soares, claro, é o principal beneficiário de eventual afastamento do prefeito. Valdemir é mesmo um sujeito intimorato.