Eduardo Brasil
Repórter
A câmara municipal de Montes Claros fez ontem, para a imprensa e autoridades civis e militares, durante café da manhã, a apresentação da Escola do Legislativo, uma iniciativa pioneira no Norte de Minas e que tem como objetivo incentivar ações de cidadania com base na conscientização política. Na oportunidade, o presidente da casa, Cori Ribeiro – PPS, reiterou a importância do empreendimento e sublinhou o papel da entidade – que funciona em salas alugadas no edifício Eptan, na Avenida Afonso Pena, Centro da cidade.
- O papel que a Escola do Legislativo tem é o de buscar exatamente essa conscientização política. E isso se consegue através da qualidade, da informação consciente e da formação da verdadeira cidadania. Queremos essa interatividade: o poder público e o cidadão, como um todo, na consolidação de uma sociedade certamente melhor do que a que vivemos hoje – salientou.
De acordo com Cori Ribeiro, há dois anos, por sua decisão, foi iniciado o projeto da Escola do Legislativo através de um planejamento que, finalmente, redundou na inauguração, ontem, das suas instalações físicas.
- Ou seja, finalmente estamos em plenas condições de receber e atender à população com informações que ajudem na consolidação dessa política de cidadania e de conscientização. É um trabalho de todos que integram a câmara municipal, servidores e vereadores.
FUNCIONAMENTO
A Escola do Legislativo, segundo Cori Ribeiro, oferece à população um acervo público com variadas informações, onde as pessoas têm acesso a documentos históricos. Ele também destaca a importância do CAC - Centro de Apoio ao Cidadão, via um telecentro que está sendo montado com a cooperação do ministério das Comunicações, e com a parceria de várias outras entidades, entre elas a Unimontes – Universidade estadual de Montes Claros.
- A Unimontes tem sido fundamental para a realização desse projeto. Estamos, por outro lado, em estreito contato com as escolas públicas e privadas de Montes Claros e já recebemos solicitações de alguns educandários para que possamos desenvolver esse trabalho de forma mais intensa. Ainda nesta semana, inclusive, lançaremos uma cartilha que conta toda a história legislativa do município, onde as pessoas poderão conhecer – e reconhecer a importância do parlamento na busca de uma sociedade melhor.
Para ele, a criação da Escola do Legislativo significa, antes de tudo, o fortalecimento do parlamento, da democracia, dos direitos constitucionais e que é altamente oportuna para o momento político que se coloca com a proximidade das eleições municipais.
- É um projeto que já consideramos vencedor e que Montes Claros passa a sediar com muito orgulho. São poucas as cidades mineiras que contam com um serviço tão importante. Acreditamos que a população procurará por essas informações, e que a Escola do Legislativo será de extrema importância para que a sociedade saiba discernir corretamente na hora de suas escolhas na construção de um mundo mais justo e honesto – conclui o presidente da câmara municipal de Montes Claros.