Câmara cobra a lista do nepotismo

Jornal O Norte
Publicado em 10/09/2008 às 10:15.Atualizado em 15/11/2021 às 07:43.

Eduardo Brasil


Repórter



Depois de cobrar do prefeito Athos Avelino – PPS a lista de seus contratados nos últimos seis meses (foram mais de 1.200 contratados, grande parte com salários de quase sete mil reais), os vereadores querem, agora, que ele envie para conhecimento do plenário – e da população, a lista de parentes que empregaria na prefeitura, sem concurso público, defendendo cargos de confiança em detrimento do servidor de carreira.



- O prefeito deve provar ao povo que não é adepto do nepotismo. Ele precisa provar que não emprega parentes na prefeitura. Só dizer que não emprega é pouco – ressalta Athos Mameluque – PMDB, que entrou com requerimento na mesa diretora do legislativo pedindo que a administração envie a relação.






Mameluque: - A lista pode desmascarar o prefeito Athos Avelino


(foto: ARQUIVO XU MEDEIROS)



- Eu duvido que o prefeito não continue adepto do nepotismo.



Afinal, ele está incluído na lista dos dez prefeitos que mais usam do nepotismo no país – completa o vereador, aludindo à revista Época, de 2006, que publicou pesquisa apontando as prefeituras brasileiras onde mais se empregaram parentes dos prefeitos.



CLI DO NEPOTISMO



Para Athos Mameluque, ao contrário da lista dos contratados, solicitada através de requerimento de autoria do vereador Sebastião Pimenta – PDT, assinado por mais 11 parlamentares, e que a mesa diretora da câmara municipal esperou quase vinte dias para receber e passá-la em cópias ao plenário, essa do nepotismo ele não enviará.



- Veja só: a lista dos contratados, que ele tentou evitar que se tornasse pública, ele só enviou à câmara municipal depois de sofrer pressões. Chegamos a ameaçá-lo de protagonizar uma comissão legislativa de inquérito para que ele tornasse as informações conhecidas, pois não pode omiti-las diante da lei – acentua o parlamentar da oposição.



Para Mameluque, caso o executivo insista em guardar segredo de dados públicos, o assunto da CLI poderá ser retomado. Seria a CLI do Nepotismo.



- Isso é possível, porque é difícil acreditar que o prefeito terá essa coragem. A coragem de revelar seu nepotismo, depois de negá-lo com todas as letras. Afinal, a lista seria a prova de que ele não é nada do que vem pregando. O prefeito mente o tempo todo, pratica improbidade administrativa o tempo todo. E é um praticante consumado do nepotismo. A lista provará o que digo – acusa o vereador.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por