Logotipo O Norte
Sexta-Feira,5 de Setembro

Calote continua: prefeito não define data de pagamento de ex-servidores

-

Jornal O Norte
Publicado em 18/01/2017 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 14:50.









 

Na tarde desta terça-feira (17), os trabalhadores municipais contratados pela prefeitura de Montes Claros e demitidos em dezembro do ano passado voltaram a se manifestar na porta da prefeitura reivindicando o pagamento dos salários e da rescisão contratual.

Os servidores da administração anterior continuam sem receber “por pirraça do prefeito” que, na semana passada, quitou somente o pagamento dos funcionários efetivos – atitude considerada “repulsiva” pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Montes Claros.

- A combinação com o prefeito Humberto Souto foi outra. Ele prometeu uma data e não cumpriu. Sou funcionário efetivo e não concordo que ele pague somente uma parte dos colaboradores, pois, afinal, todos são servidores municipais e não do prefeito anterior. Todos trabalharam e têm de receber o salário correspondente. O prefeito tem que deixar as divergências políticas de lado – critica o representante do Sindicato, Válmore Edi Souza.

PROFESSORES
A representante do movimento dos professores, Iara Pimentel subiu até a sala das comissões e se reuniu com alguns secretários. Enquanto os servidores aguardavam a resposta, a porta da prefeitura foi fechada, e os funcionários, sob ordem do prefeito, trataram de colocar os manifestantes para fora do local. As pessoas presentes ficaram indignadas com a atitude desrespeitosa por parte do prefeito e garantem que foram “mandadas para fora” como se fossem “cachorros”.

- Somos trabalhadores. Aqui tem chefe de família que não tem dinheiro para comprar comida para os filhos porque o prefeito não libera o dinheiro que é deles, nosso. Dinheiro para pagar contas atrasadas, para tudo que a gente precisa. Trabalho no município há três anos e isso nunca aconteceu com a gente. É uma falta de respeito e não merecemos isso – pontua a professora Lívia Oliveira.

- Com o prefeito Ruy Muniz isso nunca aconteceu. Jamais um servidor, em quatro anos, foi para a porta da prefeitura para cobrar pagamento de salário. O pagamento era feito antes mesmo do dia oficial. Ruy era um prefeito que valorizava o servidor e não deixava que ele sofresse qualquer tipo de problema relacionado a pagamento de salário. Este atual prefeito é uma vergonha – disse outro manifestante.

LISTA
Após quatro horas de espera, a definição anunciada foi a de que a partir de hoje (18), sairia uma lista com os nomes de alguns ex-funcionários que receberão a rescisão. Já os demais profissionais, assim como a categoria de professores, não têm data prevista de pagamento. A justificativa é que não há dinheiro do Tesouro Municipal para quitação dos débitos.

- Como não? Isso é muito suspeito. Sabemos que existe a verba do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb), que foi disponibilizada no fim de dezembro. Agora, para aonde foi o dinheiro? Já protocolamos isso no Ministério Público e queremos saber a verdade. Alguma coisa está errada – ressalta Iara Pimentel.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por