O vereador Guila Ramos – PR cobrou dos governos maior apoio e estímulo aos produtores rurais da região, uma vez que a fábrica de Biodíesel em Montes Claros deve ficar pronta no início de 2008.
Em pronunciamento na câmara municipal, na reunião de ontem, o vice-presidente da casa reclamou das expectativas criadas nos produtores rurais, sobretudo nos pequenos agricultores familiares, que agora se encontrariam frustrados sem a produção esperada e prometida pelo governo federal para 2008.
- Isso preocupa a todos, uma vez que a expectativa era de serem plantados 1500 hectares em 2007 – ressalta o parlamentar.
RIDÍCULO
Para Guila Ramos, chega a ser ridículo o incentivo oferecido aos produtores, que terão apenas a semente da mamona, caso queiram participar do programa de incentivo e de garantia da compra de produção.
- Quatro quilos de semente por hectare, é esse o volume a ser dispensado aos pequenos produtores. Que incentivo é esse? - indaga o vereador.
Guila Ramos conta que ouviu incontáveis pronunciamentos de autoridades, entre elas, o presidente Lula, garantindo que os produtores teriam as terras aradas, preparadas e os fertilizantes necessários para uma boa safra, além, naturalmente, da semente.
- Isso ficou na promessa. Nada foi dado ao produtor nessa proporção anunciada.
FUTURO INCERTO
Guila Ramos entende que o que seria um incentivo do poder público para o trabalhador do campo passou a ser motivo, para ele, de descrença no futuro.
- O produtor tem um custo de mais ou menos R$ 450 por hectare plantado, que é o preparo da terra, fertilizante, semente... E o incentivo sendo só a semente, será de R$ 32, o que representa o custo de 4 kg de semente de mamona. Assim, não atingiremos 500 hectares plantados na região – conclui o parlamentar. (Com AGR)