Danniel Coelho
Repórter
Representantes de professores, estudantes e servidores da Unimontes se reuniram, na última semana, na assembleia legislativa de Minas Gerais, com os deputados da bancada do Norte. A reunião foi articulada pelo deputado Ruy Muniz (DEM) após a convocação de paralisação dos servidores do Hospital Universitário Clemente Faria, no dia 20 de agosto.
(foto: AI. ALMG)
Deputados da bancada do Norte dialogam
com representantes da Unimontes.
Na oportunidade, as lideranças universitárias apresentaram várias reivindicações. A Adunimontes e o Sind-Saúde tinham como eixo central questões de cunho trabalhista. Ambos solicitavam a correção de distorções remuneratórias:
- No Hospital Universitário, que já foi referência salarial, ocorre atualmente o absurdo de determinados trabalhadores ganharem salário base abaixo do salário mínimo - afirma Ricardo Brandão, representante dos servidores.
O professor Antônio Maciel, presidente da Adunimontes, apresentou como uma das principais necessidades do corpo docente a correção das distorções remuneratórias entre efetivos, efetivados e designados:
- A lei complementar 100, que efetivou professores designados, foi o famoso presente de grego, pois estes se tornaram uma categorial funcional completamente atípica, desprovida de determinados direitos, temos que mudar essa situação - diz.
Já o Diretório Central dos Estudantes fez apenas uma solicitação aos deputados presentes: a implementação de um restaurante universitário, tipo bandejão.
- A Unimontes é a única universidade pública deste porte no país que não possui um restaurante universitário, todas as outras já tem, o DCE está na luta e não vamos descansar até conseguirmos o R.U - afirma Daniel Dias, presidente do DCE.
Além dessas questões específicas de cada categoria, as entidades cobraram também a aprovação do projeto de lei nº 1.968, de autoria do deputado Ruy Muniz, que estabelece o fim da lista tríplice na eleição para reitor da Unimontes. Com a aprovação do PL do deputado Ruy Muniz a decisão das urnas será soberana, e o reitor será aquele que democraticamente vencer as eleições.
Como encaminhamento concreto desta reunião ficou acertado a realização de uma audiência pública da Comissão de Educação da Assembléia, a ser realizada no Campus Darcy Ribeiro da Unimontes, no dia 09 de setembro, que debaterá essas questões levantadas pelas entidades.