Vanelle Oliveira
Repórter
Composta por cerca de 900 vereadores, a Avams - Associação de câmaras e vereadores da área mineira da Sudene, uma das maiores associações legislativas do país, elegeu nesta sexta-feira (18), a nova diretoria que irá comandar a entidade nos anos de 2011/2012.
Sebastião Alves dos Santos, vereador do município de Itacarambi assumiu a presidência da entidade tendo como vice-presidentes: Leonardo Valério França, de Manga; Alfredo Ramos, de Montes Claros e Adelson Batista, de Januária.
A nova diretoria da Avams terá ainda como 1º secretário o vereador João de Souza Lima, de São Francisco, e o vereador Agenor Mendes Sobrinho, de Porteirinha no cargo de 2º secretário. Geraldo Filogônio Ferreira, de São João da Ponte, foi escolhido como 1º tesoureiro e Hamilton Viana Alves, de Januária o 2º.
No alto do seu segundo mandato como vereador, Tiãozinho do PT, como é conhecido, diz que não poupará esforços para que a Avams consiga mais câmaras associadas e se fortaleça enquanto entidade representativa da região.
- Pretendo atuar na mobilização e conscientização dos vereadores a fim de que nossa associação realize um trabalho ainda melhor, conta.
TROCA-TROCA
O novo presidente vem com a experiência adquirida como secretário-geral da entidade no último mandato do, agora ex-presidente, Abelard Carlos Pimenta, vereador de São João da Ponte. Tiãozinho participou de perto dos últimos dois anos da gestão de seu antecessor o que, segundo ele, lhe dá respaldo para realizar um bom trabalho em prol da classe que irá representar.
- Toda mandato é diferente e, na presidência, sei que o trabalho é árduo, mas espero que consigamos levantar as demandas dos municípios e que a entidade consiga trazer recursos para melhorias na região, além de buscar cada vez mais a capacitação dos legisladores municipais.
Abelard esteve no comando da Avams por três mandatos, sendo os dois últimos consecutivos. Agora, na era Tiãozinho, ele continua no time de frente da associação: comandará o cargo de secretário geral, que no seu tempo pertencia a seu sucessor.
O ex-presidente afirma que o colega Sebastião dos Santos encontrará uma entidade com poucos recursos, mas bem estruturada.
- Temos muito a ser feito, mas já avançamos bastante. O ex-presidente da Assembleia Legistativa de Minas Gerais e agora vice-governador, Alberto Pinto Coelho, nos ajudou muito enquanto esteve à frente do parlamento mineiro. Isso fez com que o nosso trabalho fosse mais valorizado e fortaleceu nossa voz junto aos governos estadual e federal - avalia.
Questionado se acredita ter feito um bom trabalho, Aberlard se diz tranquilo:
- Não que eu tenha conseguido realizar tudo aquilo que idealizei, mas me sinto com o dever cumprido, deixando minha parcela de contribuição no desenvolvimento da região.
O novo presidente da associação afirma que vai trabalhar para que a entidade se fortaleça ainda mais como principal representante do poder legislativo da região.
- Daremos continuidade ao trabalho já realizado pela Avams apostando, principalmente, na parceria com os deputados que representam o Norte de Minas a fim de que eles nos ajudem a solucionar os problemas da região, diz.
A solenidade de posse da nova diretoria deve acontecer de 15 a 20 dias após a eleição, em data ainda não confirmada.