Vereadores de Montes Claros deram mais um passo rumo à luta pelo credenciamento pelo SUS do Hospital das Clínicas Mário Ribeiro. Nesta quinta-feira 23, a Comissão de Saúde da Câmara reuniu-se com o deputado Carlos Pimenta, que assumiu a presidência da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, para discutir a pauta.
- Sou absolutamente favorável ao credenciamento do Hospital Mário Ribeiro. Um corpo clínico muito bom, bons profissionais trabalhando, tecnologia avançada. O grande convênio que está preparado para atender é realmente o SUS. Já estive com o secretário de Estado da Saúde e alertei da necessidade de se fazer este credenciamento.
O deputado diz que o estado alegou falta de um teto financeiro para média e alta complexidade e que por isso a comissão terá que ir à Brasília tentar aumentar o teto.
REFERÊNCIA
O Hospital das Clínicas Mário Ribeiro é referência na região pelo atendimento humanizado e possui equipamentos dos mais avançados. São 300 leitos distribuídos em três pavimentos. Destaca também pela realização de cirurgias oftalmológicas, cirurgias plásticas, eletivas, e partos com acompanhamentos para a gestante e o bebê.
Já são inúmeros os atendimentos a pessoas de baixa renda. O credenciamento pelo SUS vai tornar o hospital acessível a toda a população.
Marlon Xavier, presidente da Comissão de Saúde da Casa reconhece o diferencial do hospital e afirma que o assunto pelo seu credenciamento avançou.
- A reunião com o deputado Carlos Pimenta foi produtiva. Pedimos agenda com o Estado no início de abril e nossa comissão irá junto com a comissão da Assembleia cobrar este credenciamento e também o retorno da gestão plena de saúde ao município.
O presidente da Câmara, Cláudio Prates entende que é necessária a participação de todos e o apoio do governo.
- Se trabalharmos juntos, pelas unidades hospitalares, quem vai ganhar com isso é a população. O hospital pode ser essa opção de que Montes Claros tanto precisa. Trazer este assunto para a câmara e para os deputados é positivo. (Márcia Vieira)