Audiência Pública discute orçamento de R$ 1,5 bi para 2016
Foi realizada nessa segunda-feira (7), na Câmara Municipal de Montes Claros, Audiência Pública com o propósito de aprofundar e debater o orçamento da Prefeitura para o ano de 2016
Orçamento recorde será cinco vezes superior ao do primeiro mandato do prefeito Ruy Muniz |
Foi realizada nessa segunda-feira (7), na Câmara Municipal de Montes Claros, Audiência Pública com o propósito de aprofundar e debater o orçamento da Prefeitura para o ano de 2016. Os valores a serem aplicados na cidade chegam a R$ 1,444 bilhão. Convocada pela Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas, foram ouvidos diversos secretários e presidentes de autarquias que discutiram o que foi realizado em 2015 e quais projetos terão continuidade em 2016.
Apresentado pelo secretário de Planejamento e Gestão, Wagner Santiago, o orçamento confere para as áreas de educação e saúde os maiores percentuais e valores de investimentos para o ano que vem. Enquanto a secretaria de Saúde receberá mais de 400 milhões de reais, a educação ficará com 303 milhões de reais. A novidade ficou por conta da manutenção dos investimentos feitos na Gestão Plena de Saúde, até então administrada pela Prefeitura e, agora, sob a coordenação do estado mineiro. A expectativa é que a Gestão Plena de Saúde retorne para o Município ainda em 2016.
Para o Prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, o município está pagando dívidas de administrações anteriores. Ele também explicou que a renda do município vem aumentando ano após ano, resultado de uma gestão financeira responsável e da diminuição da inadimplência dos contribuintes. Além disso, explicou que os investimentos em Educação estão sendo ampliados no município, o que pode ser percebido pela melhoria dos salários dos professores, por exemplo.
Com crescimento superior à maioria dos municípios brasileiros, Montes Claros deverá executar um orçamento para 2016 superior em cinco vezes ao orçamento de 2012, última ano do antecessor do atual prefeito.
Para o secretário de Planejamento e Gestão, Wagner Santiago, a discussão do orçamento é importante para a elaboração de prioridades para o próximo ano.
- É nesta fase que os principais investimentos são analisados, com a apresentação dos resultados já obtidos e dos que ainda estão por vir – disse.
Este é o resultado de um trabalho sério, de compromisso com a coisa pública. Se você trabalha sério, assim como os secretários e servidores estão trabalhando, tudo dá certo”, concluiu Ruy Muniz.
