Samuel Nunes
Repórter
O vereador Valcir Soares (PTB) revela que a Ademoc – Associação das pessoas com deficiência de Montes Claros formará parceria com a ATCMC – Associação das empresas do transporte coletivo com o objetivo de dar treinamento aos funcionários que lidam com o transporte especial de pessoas com deficiência e de pouca mobilidade.
O parlamentar frisa que os problemas enfrentados pelos usuários foram discutidos de forma prática e objetiva por meio de audiência pública, realizada na última quarta-feira, 26, na câmara municipal que contou com diversas autoridades e pessoas com deficiência.
- No meu entendimento, a reunião serviu para esclarecer vários pontos considerados até negativos no que tange o transporte coletivo e, sobretudo, encontrar meios de solucioná-los - diz.
Sobre a audiência pública, o vereador Valcir Soares salienta que esta foi sobremaneira representativa e contou com a participação da presidente da ATCMC, Jaqueline Camelo, do presidente da MC Trans, Orlando Walter Camargo, presidente do conselho de direitos das pessoas com deficiência de Montes Claros (CPDEMOC), Adilson Ribeiro, do presidente da Associação dos surdos de Montes Claros (Asmoc), Rubens Soares Oliveira, da diretora da escola Vovó Clarice, Luciana Brant, da diretora da Ademoc, Katerine Soares Ribeiro, e da diretora da escola Abdias Botelho, Célia Maria Prates.
- Foram apresentadas diversas reclamações por usuários do transporte, como, por exemplo, Rodrigo Maia Oliveira que falou sobre a falta de respeito dos motoristas e reclamou ainda dos elevadores que estão sempre quebrados. Valcir Soares afirma que foram apontados problemas que de certa forma dificultam a utilização do transporte coletivo por parte das pessoas com deficiência.
- Neste contexto, posso citar, por exemplo, os maus tratos por parte de alguns motoristas, é relevante não generalizar, que não param o ônibus e quando param desacatam o usuário e ainda fazem comentários discriminatórios - ressalta.
No decorrer da audiência pública, a presidente da ATCMC Jaqueline Camelo se comprometeu em interceder junto às empresas que exploram o transporte coletivo urbano para ter mais rigor no treinamento dos funcionários e aceitou sugestão do vereador Valcir Soares para que seja feita parceria com a Ademoc, visando o treinamento. Ela anunciou também que mais 20 ônibus novos, todos com elevadores e com local reservado para cão-guia de cegos, cadeirantes e obesos ou gestantes vão funcionar já a partir do mês de setembro.
- Outra sugestão que daria refere-se ao mapeamento das pessoas com deficiência. Considero tal medida das mais importantes no sentido de saber onde eles estão e quais as linhas de lotação deverão ter maior atenção - conclui Valcir Soares.