Délio Pinheiro
Colaboração para O NORTE
O vereador João de Deus, do PPS, ocupou a tribuna na última terça-feira, durante reunião ordinária da Câmara de Vereadores, para denunciar o que ele chamou de verdadeiro desastre: o atendimento pelo SUS nos pronto-socorros de Montes Claros. O vereador, que é presidente da comissão de saúde da casa, foi incisivo com as palavras ao afirmar que o denominado programa “SUS Fácil” é fácil só nome.
- É fácil entrar na lista de espera, mas difícil mesmo é ser atendido - afirmou o vereador.
João de Deus citou que tem acompanhado o drama de pacientes à espera de um ortopedista, que estão a 20 dias aguardando atendimento, e que os corredores e outras instalações da Santa Casa estão repletos de pacientes sem a menor condição de obter um acompanhamento decente. Ela chegou a mencionar o que seria uma medida extrema, diante de um quadro tão cruel:
- Penso até que a Vigilância Sanitária deveria interditar o pronto-socorro. Estamos tratando de seres humanos e não de animais – afirmou, com firmeza, o vereador.
João de Deus citou ainda que o quadro terrível que pode ser observado nos pronto-socorros é produzido, em grande parte, pelo fato de outras cidades enviarem seus doentes de maneira sistemática para os hospitais de Montes Claros. O vereador criticou a omissão de prefeitos e secretários de saúde que enviam seus pacientes de maneira indiscriminada para os hospitais da cidade. Ele observou que até mesmo a criação do SAMU regional contribui para esse estado lamentável do atendimento de urgência.
- Aparentemente o SAMU regional serve mesmo é para trazer doentes para Montes Claros, e não deveria ser assim. Casos de maior complexidade, evidentemente, devem ser trazidos para centros mais avançados, mas certos procedimentos médicos deveriam ser realizados em suas cidades de origem - assegurou o edil.
João de Deus prega a união de todos os poderes e de toda sociedade para resolver esse problema. A construção de mais hospitais regionais em outras cidades e a melhoria do atendimento nos pronto-socorros de Montes Claros são ações fundamentais a serem postas em prática, e a união de prefeitos, vereadores, deputados e outras autoridades se faz necessária, porque a impressão que se tem é que o atendimento de urgência em Montes Claros piora a cada dia.