A assembleia legislativa de Minas Gerais lança nesta quarta-feira, 1º, às 18h, no Salão Nobre, a Frente Parlamentar de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, a requerimento do deputado Juarez Távora (PV). O requerimento de criação da frente já conta com a assinatura de 37 deputados, além do apoio do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG).
A frente pretende aproximar a Assembléia das entidades e órgãos representativos das profissões tecnológicas, como instituições de ensino, sindicatos, clubes de engenharia, conselhos profissionais e federações de indústrias.
OBJETIVO
O objetivo é defender, apoiar e promover a valorização do trabalho desses profissionais numa comunhão de força e idéias. Foram convidados para o lançamento da frente o subsecretário de Transportes do Estado, Fabrício Torres Sampaio; o presidente do Crea-MG, Gilson Queiroz; além de outras autoridades.
De acordo com o deputado Juarez Távora, a frente contará com quatro grandes núcleos. O Núcleo da Legislação acompanhará a tramitação dos projetos de lei pertinentes ao setor; o Núcleo das Tecnologias debaterá os avanços tecnológicos e sua relação com essas atividades profissionais, a lei de patentes e incentivos fiscais. O Núcleo da Educação buscará melhores condições de inserção do novo profissional no mercado; e o Núcleo Social terá como principal tema a regulamentação da Lei Federal de Assistência Técnica (Lei 11.888/08), que assegura às famílias com renda de até três salários mínimos assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação, como parte integrante do direito à moradia. (Com informações Ascom Assembleia)