A câmara municipal presta, nesta quinta-feira, 04, às 19h30, homenagem à arquidiocese de Montes Claros. Trata-se da entrega da placa Alferes José Lopes, com a qual a câmara homenageia pessoas e entidades com relevantes serviços prestados à sociedade. A iniciativa partiu do vereador João de Deus (PPS), que tem estreita ligação com a igreja católica.
- Fico lisonjeado por ser o vereador que propôs a homenagem. Venho de família católica e mantenho minhas convicções. Inclusive, participo do grupo de casais com Cristo e da escola de Fé e Política. Além disso, tem a bela história da arquidiocese, que merece ser enaltecida por nós, homens públicos, e por toda a cidade - afirma o vereador.
A história da arquidiocese foi registrada no livro Montes Claros: Sua História, Sua Gente, Seus Costumes, do médico e historiador Hermes de Paula. Ele registra alguns dos mais relevantes acontecimentos desde os primórdios da fé católica na região.
Segundo o historiador, a religião católica é praticada em Montes Claros desde o princípio do século XVIII, quando Gonçalves Figueira, transformando a sesmaria em fazenda, edificou, ao lado da sede, uma capela rústica, batida de barro, sob a invocação de Nossa Senhora.
O vereador João de Deus destaca o tamanho do território alcançado pela área de evangelização da arquidiocese.
- São mais de 45 mil quilômetros quadrados, onde estão dezenas de municípios do Norte de Minas. A influência e a abrangência são enormes, de maneira que toda a região está muito feliz com o aniversário de cem anos e com essa homenagem justa que a câmara de Montes Claros faz à arquidiocese, sendo que a área abriga cerca de 800 mil pessoas - afirma o vereador.
De acordo com João de Deus, um grande número de pessoas é aguardado na solenidade, que terá a presença do arcebispo metropolitano de Montes Claros, Dom José Alberto Moura, e do arcebispo emérito da região, Dom Geraldo Majela, além de diversos padres da cidade e demais representantes da arquidiocese.
- Tenho uma dívida de gratidão e muito respeito pelos padres do Grande Santos Reis, padre Antonio Alvimar, padre Reginaldo e padre Ailton, e vou aproveitar para, em nome deles, homenagear todos os homens de Deus de Montes Claros - concluiu o vereador.