
A Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer apresentou ontem o projeto de construção do Centro de Cuidados Paliativos Jesuína Rosa Silva (CCP). Também foi lançada a pedra fundamental da obra. O centro deverá atender, por ano, a cerca de 3.600 pacientes carentes diagnosticados com câncer.
Atualmente, a associação fundada em 2004 tem 3.258 pessoas cadastradas. A obra tem o custo de R$ 2,3 milhões e prazo de execução de 18 meses. Para ser concluída, conta com a ajuda da comunidade. O prédio ficará nas imediações da atual sede, no Bairro Canelas, e abrigará uma equipe multidisciplinar, com médicos especialistas em cuidados paliativos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, capelães e voluntários.
QUEM FOI JESUÍNA
A história de Jesuína Rosa Silva, de 22 anos, comoveu várias pessoas, que após assistirem a uma matéria jornalística exibida pela televisão local resolveram ajudá-la a conhecer o mar. Em dezembro de 2016, ela foi presenteada com passagens e hospedagem para Cabo Frio (RJ), acompanhada por uma profissional.
A jovem de Serranópolis de Minas enfrentou um câncer no ovário entre 2014 e 2017 e foi submetida a várias linhas de tratamento. Durante esses três anos, foi assistida pela Associação Presente. Dois meses após conhecer o mar, em 31 de março de 2017, Jesuína faleceu.