Samuel Nunes
Repórter
Incubadora de empresas é uma forma interessante de se tentar diminuir o índice de mortalidade das micro e pequenas empresas no país, índice considerado significativo.
De acordo com o analista de sistemas do Sebrae, Antônio Carlos Soares Pereira, mais da metade das micro, pequenas e médias empresas fecham as portas até o segundo ano de vida. Contudo, após a adesão a este projeto, este número cai para 20%.
Antônio Carlos Pereira ressalta a importância
das incubadoras de empresas (foto: XU MEDEIROS)
- Uma incubadora dá apoio estratégico às empresas durante os primeiros anos de existência. Empresas que aderem ao projeto conseguem sobreviver diante das orientações passadas por professores em ambientes totalmente favoráveis - diz.
EMPREGOS
De acordo com dados do Sebrae, as primeiras incubadoras de empresas surgiram no Brasil na década de 1980 e, desde então, o número de incubadoras vem crescendo sensivelmente.
Segundo dados da Associação nacional de entidades promotoras de empreendimentos de tecnologia avançada existem hoje, no Brasil, cerca de 150 incubadoras, número que mal chegava a 10, em 1991.
- Estima-se em cerca de 1.100 o número de empresas residentes nessas incubadoras, o que representa a geração de cerca de 6.100 novos empregos.
OBJETIVOS
Ainda de acordo com o analista de sistema do Sebrae, basicamente o objetivo de uma incubadora é reduzir a taxa de mortalidade das pequenas empresas. Para isso, as incubadoras oferecem um ambiente flexível e encorajador e é oferecida uma série de facilidades para o surgimento e crescimento de novos empreendimentos a um custo bem menor do que no mercado, na medida em que esses custos são rateados e às vezes subsidiados.
- Outra razão para a maior chance de sucesso de empresas instaladas em uma incubadora, é que o processo de seleção capta os melhores projetos e seleciona os empreendedores mais aptos, o que naturalmente amplia as possibilidades de sucesso dessas empresas.
LIVRO
Antônio Carlos Pereira revela que está previsto para o mês de dezembro o lançamento de um livro intitulado Casos de sucesso, onde traz relatos considerados relevantes sobre empresas incubadoras que são destaque no mercado na sua área de atuação.
Frisa que o livro, lançamento da Rede Minas de Incubadoras em parceria com o Sebrae, traz relatos de duas empresas da região, uma de Montes Claros e outra de Bocaiúva que se inseriram neste projeto e têm alcançado resultados positivos. Salienta que na cidade, o projeto - Incubadora de empresas funciona na Faculdade de Ciências e Tecnologia.
INCUBADORA
O termo incubador empresarial nasceu inspirado no equipamento criado para proporcionar as funções vitais dos recém-nascidos que precisam de tratamento especial.
Da mesma forma que esse equipamento, a incubadora empresarial proporciona as facilidades vitais para o surgimento, desenvolvimento e consolidação de novas empresas, assim como infra-estrutura física e administrativa, apoio técnico e gerencial, serviços básicos e qualificação.