Objetivo é corrigir erros
na política de inclusão social
no Norte de Minas
Avaliar, encaminhar e implantar a estrutura técnica e física do novo Sistema Único de Assistência Social no Norte de Minas e Brasil, combatendo as práticas tradicionais de assistencialismo, caridade e clientelismo e implantando um novo sistema. Esses assuntos serão debatidos na 1ª Conferência regional da assistência social, que acontecerá quarta-feira, 5, no auditório Alberto Woods - Escola Técnica.
O evento que resulta de uma parceria firmada entre a Amams - Associação dos municípios da área mineira da Sudene, Sedese - Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, e o Conselho Estadual da Assistência Social deverá contar com a presença de 500 delegados representantes dos 92 municípios norte-mineiros.
MAPEAMENTO
Para o presidente da Amams, Valmir Morais, a conferência tem como objetivo avaliar a situação social dos 92 municípios que compõem o Norte de Minas e o processo de implantação nos municípios do SUAS - Sistema único da assistência social.
- Os resultados da conferência serão levados para a Conferência estadual que acontecerá no mês de novembro, em Belo Horizonte, e em dezembro, para a Conferência Nacional, em Brasília.
SUAS
O SUAS visa a estruturação de um sistema que busca a universalização das ações; da rede assistencial; descentralização político-administrativa; padronização dos serviços de assistência social; articulação institucional de ações. Em função da inexistência de uma articulação dos diversos atores que atuam na área social, na região, os governos anteriores desenvolveram políticas públicas que desconsideraram a realidade social e cultural da população local, o que levou a um agravamento da difícil situação de exclusão social do Norte de Minas.
INSTÂNCIA DE APOIO
Atenta a esta nova conjuntura da Política Nacional de Assistência Social, a secretária executiva da Amams, Beatriz Rabelo Corrêa, disse que a entidade estruturou no ano de 2005, através de uma parceria com os cursos de Serviço Social da Unimontes, das faculdades Santo Agostinho, o seu Departamento de Assistência Social
- O serviço social pretende ser uma instância permanente de apoio aos municípios desta região, na elaboração e implementação das suas políticas sociais. Vale ressaltar como fruto do trabalho desse departamento, o fato de que oitenta e nove municípios dos noventa e três que compõem esta região estão habilitados ao SUAS e aptos a receberem recursos e acompanhamento técnico para a implantação deste novo sistema que visa implantar um estado de direito no Brasil e na região norte mineira - concluiu Beatriz Morais. (Com Arthur Júnior)