Secretários executivos de 30 associações macrorregionais de Minas Gerais estiveram reunidos na tarde de terça-feira, 11, no Palácio dos despachos, com a assessora especial do governador Aécio Neves, Valéria Cordeiro. Na pauta das reivindicações, a que mereceu destaque foi a retomada do Pde Fortalecimento das Associações, que consiste na liberação de recursos da ordem de R$ 100 mil para o departamento de Engenharia e Arquitetura.
A secretária executiva da Amams, advogada Beatriz Morais Rabelo Corrêa, acredita que o programa será deslanchado pelo governador Aécio Neves, que foi simpático desde o momento em que o conheceu a apresentação feita durante reunião com os presidentes das associações macrorregionais, no final de 2006, em Belo Horizonte.
O programa, segundo a secretária executiva da Amams, tem como meta o fortalecimento e revitalização das associações macrorregionais, que representam os 856 municípios de Minas Gerais. O programa que será desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) visa à realização de ações conjuntas para apoiar as prefeituras do estado para o desenvolvimento urbano e a melhoria da gestão pública.
A proposta mereceu elogios por parte do governador Aécio Neves, que destacou que será um programa inovador e que ajudará as associações a desenvolverem importantes obras nos municípios que fazem parte das suas áreas de abrangências, além de fortalecer o movimento municipalista mineiro.
O Departamento de Engenharia e Arquitetura da Amams desenvolve mensalmente, cerca de 150 projetos para os municípios do Norte de Minas. A secretária executiva Beatriz Morais assinalou que os municípios não pagam nada por estes projetos, mas diante das constantes quedas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a entidade tem encontrado dificuldades na manutenção do departamento.
- Os recursos por parte do governo do estado serão fundamentais para que outros projetos sejam realizados com a contratação de outros profissionais para o setor. E assim sendo, poderemos desenvolver mais projetos e atender mais municípios - conclui.