![]() O presidente da Amams, César Emílio, explica que o objetivo principal do prêmio é classificar as informações anuais, fiscais e sociais, dos municípios com base em indicadores da qualidade da gestão pública |
Será divulgado nesta sexta-feira (08), às 21 horas, no salão de festas do Clube da AABB, o município vencedor do Prêmio Amams Antônio Lafetá Rebelo de Responsabilidade Fiscal e Social. Concorrem ao prêmio as 60 prefeituras do Norte de Minas filiadas à Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams). Os três finalistas serão premiados com placas de ouro, prata e bronze.
Idealizado pela Amams e operacionalizado pela Unimontes, em parceria com Sebrae-MG e MPMG, o prêmio Amams de Responsabilidade Fiscal e Social quer mostrar o desempenho das administrações municipais, por meio da análise dos dados oficiais, a fim de verificar a qualidade da gestão pública municipal dos municípios afiliados. Onde foram avaliados os aspectos da responsabilidade fiscal (Quesitos da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei de Transparência e acesso a informação) e da responsabilidade social (gastos municipais com saúde e educação).
O presidente da Amams e prefeito de Capitão Enéas, César Emílio Lopes Oliveira, explica que o objetivo principal do prêmio é classificar as informações anuais fiscais e sociais dos municípios com base em indicadores da qualidade da gestão pública municipal, compreendendo, estimulando e divulgando a cultura da responsabilidade fiscal e social na gestão pública municipal, calculando os indicadores, com uma gestão fiscal transparente, social e de infraestrutura.
- Cada um dos 60 gestores participantes se empenhou em mostrar o que fez de melhor em seu município através de obras estruturantes e que beneficiaram a população local. Pelo que pude ver os municípios realmente se empenharam em mostrar como está sendo gasto o dinheiro publico em favor da melhoria da qualidade de vida da sua população – destaca o prefeito.