Eduardo Brasil
Repórter
Debater as condições sócio-econômicas das crianças e dos adolescentes dos 92 municípios que fazem parte do Norte de Minas. Este é o principal objetivo do seminário - Toda criança em família, que acontecerá no próximo dia 11 de abril, no salão nobre do Clube Portal Eventos.
O seminário é resultado de uma parceria entre a Amagis - Associação dos magistrados mineiros, Ceja - Comissão estadual judiciária e Amams - Associação dos municípios da área mineira da Sudene, que através de seu Departamento de Assistência Social elaborou minucioso diagnóstico sócio-assistencial dos municípios. O evento oferece uma ampla visão da realidade da criança e do adolescente na região e das demais políticas de assistência social ofertadas em âmbito municipal.
ADESÃO DA SOCIEDADE
O vice-presidente da Amagis, o juiz de direito Bruno Terra Dias, disse que a proposta do seminário é estabelecer contato com as crianças e adolescentes da região, esclarecendo à população, acadêmicos e setores ligados sobre os procedimentos que levam à colocação dos mesmos às famílias substitutas.
- Além dos trabalhos de preparação, o seminário que provocar o envolvimento de toda sociedade pública e privada que estão direcionando suas energias no desvendar dessas realidades mais profundas, relativas às famílias, crianças e adolescentes, de forma que se sejam propostas soluções, através de uma mobilização social como da proposição e efetivação de políticas públicas das mais diversas - comentou o juiz Bruno Terra.
META DA AMAMS
O presidente da Amams, Valmir Morais ressalta que uma das suas preocupações, desde que assumiu a entidade, estava ligada com a área social.
- Tanto que foi consolidado, na nossa administração, o Departamento de Assistência Social, que preparou consistente diagnóstico sócio-assistencial simplificado da região norte-mineira e que será apresentado no próximo dia 11 de abril – disse ele.
Ainda segundo Valmir Morais, o diagnóstico é mais uma contribuição da Amams para ajudar a discutir a questão da criança e adolescente da região e, através dele, buscar soluções, com o envolvimento de toda sociedade.
- A pesquisa responde aos objetivos de traçar o diagnostico sócio-assistencial, voltado para a criança e adolescente, contribuindo para melhoria a efetividade da Política nacional de assistência social, dos serviços implantados por meio do Sistema Único de Assistência Social – disse o coordenador do Departamento de Assistência Social da Amams, professor Luiz Lobo. (Com Amams)