Eduardo Brasil
Repórter
O vice-presidente José Alencar Gomes da Silva sugeriu a instalação de uma usina de beneficiamento de algodão transgênico no Norte de Minas, como forma de agregar valores na cultura, além de anunciar o apoio total do Grupo Coteminas ao empreendimento, inclusive assegurando a compra da produção.
Ele anunciou o apoio ao receber, em seu gabinete, em Brasília, o presidente da Amams - Associação dos municípios da área Mineira da Sudene, José Barbosa Filho – Zinga, coordenador do projeto, e José Tibúrcio Carvalho, em audiência no Palácio do Planalto.
- A produção do algodão com tecnologia poderá ser a nova opção cultural do Norte de Minas – ressaltou José Alencar.
O vice-presidente recebeu uma amostra do algodão e ficou entusiasmado com a qualidade do produto, salientando que ela atende ao setor industrial por ser algodão de classificação quatro, considerada de alto nível.
AUDIÊNCIA COM MINISTRO
Depois da audiência, José Alencar telefonou para o ministro Guilherme Cassel, da pasta de Desenvolvimento Agrário, pedindo apoio ao projeto e solicitando que recebesse a comitiva do Norte de Minas.
Na audiência com o ministro, o presidente da Amams ressaltou a importância da cotonicultura com tecnologia, e que o produtor rural da agricultura familiar está com pendências bancárias por causa da seca, impedidos de contraírem, portanto, novos financiamentos.
- O ministro prometeu intervir na questão, agilizando os financiamentos. Ele ficou impressionado com a produtividade média obtida com o algodão, que permite agregar valores na atividade. Uma equipe do ministério deverá visitar o Norte de Minas para tratar deste assunto – adiantou Zinga. (Com Amams)