Cláudia Rocha
Colaboração para O NORTE
Um grupo de aproximadamente 800 agentes penitenciários do estado esteve na assembléia legislativa de Minas Gerais para reivindicar providências quanto à demissão já prevista de 1.250 servidores temporários, que serão substituídos por aprovados em concurso público realizado em 2007.
O deputado Ruy Muniz e agentes penitenciários
na comissão de Direitos Humanos.
A partir de requerimento do deputado Ruy Muniz - DEM, a comissão de Direitos Humanos ouviu a situação dos servidores, que pretendem entrar com liminar na justiça, em parceria com a Defensoria Pública, para a suspensão das demissões. De acordo com o agente penitenciário Ronan Rodrigues, o quadro de servidores está defasado, o que justificaria a manutenção dos agentes.
Agentes penitenciários temporários em
manifestação em frente à ALMG.
O deputado Ruy Muniz concorda com o posicionamento dos agentes penitenciários e entende que é possível manter os servidores contratados, mesmo com a efetivação dos concursados. Para ele, os novos agentes assumiriam os cargos ociosos, resolvendo a questão da defasagem do quadro e os temporários seriam capacitados e preparados até que novos concursos públicos sejam realizados.