Samuel Nunes
Repórter
De acordo com José Romilso dos Santos, presidente do Conselho dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate a Endemias aconteceu na tarde da última terça-feira, 14, uma reunião com o prefeito Tadeu Leite, onde a entidade levou as reivindicações da categoria para o chefe do executivo municipal.
(foto: XU MEDEIROS)
Ele explica que quanto, matéria publicada na primeira página do O NORTE, edição de quarta-feira, 15, Agentes Comunitários de Saúde Cruzam os braços por tempo indeterminado, José Romilso dos Santos revela que aconteceu de fato uma reunião no centro de controle de zoonoses na qual eles decidiram por uma manifestação.
Voltando ao encontro com o prefeito, José Romilso dos Santos afirma que o prefeito prontificou resolver todos os problemas relacionados aos agentes até a metade deste ano.
POSITIVO
Ele avalia o encontro com o prefeito como positivo para a categoria que conta com 348 agentes de combate a endemias e outros 374 de estratégias de saúde da família.
O presidente do Conselho destaca duas vitórias obtidas mediante a reunião com o prefeito, que diz respeito a 33% de gratificação em relação às horas trabalhadas de trabalho que são diferenciadas e no mês de junho o prefeito estará vendo a possibilidade de criar cargos e salário a nível municipal.
Reiterou a importância dos agentes de saúde para toda a população uma vez que cada agente realiza por ano em média 6.300 inspeções domiciliares, totalizando 1.346.400 visitas anuais realizadas por 374 agentes de combate às endemias.
Quanto aos agentes comunitários de saúde, que realizam visitas domiciliares para executar atividades de prevenção às doenças e promoção de saúde, a informação é de que são realizadas 1.800 visitas anuais, totalizando 680.400 visitas por ano.