Também foi votado em regime de urgência, na reunião ordinária da câmara municipal na manhã de ontem, 15, projeto de lei do executivo que autoriza a doação de área institucional do município à Ademoc - Associação das pessoas com deficiência de Montes Claros. O vereador e presidente da entidade, Valcir Soares, PTB, afirma que esta funciona em local alugado no bairro Maracanã e, com esta doação de terreno de 540 metros quadrados pelo município, no bairro Canelas, será possível atender às pessoas com deficiência à altura do que elas merecem.
O parlamentar ressalta a importância da Ademoc ao afirmar que o trabalho que esta entidade tem realizado está baseado essencialmente na defesa dos interesses dos portadores de deficiência, com ênfase para as atividades que visem à inclusão social, através de convênios e parcerias com órgãos públicos, entidades privadas e empresas de Montes Claros.
Valcir também destaca que os maiores desafios a serem vencidos estão relacionados na atualidade com problemas de acessibilidade e o cumprimento das leis que estabelecem direitos para os portadores de deficiência nos âmbitos federal, estadual e municipal, além do preconceito que ainda existe em relação aos deficientes.
Valcir Soares falou das diversas conquistas que os portadores de deficiência têm conseguido através da Ademoc e de outras entidades, como a doação de veículo e de cadeiras de rodas, bem como a celebração de convênio com o governo do Estado, através da secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes.
O vereador Damázio, PTB, disse que a iniciativa do executivo de enviar para a câmara municipal projeto para doação de terreno para uma entidade séria como a Ademoc é sobremaneira relevante. O vereador reiterou as palavras de Valcir, ao frisar que a instituição terá, por meio da construção da nova sede, condições de atender de forma ainda melhor os seus assistidos. (SM)