Termina ontem (1º) o prazo para os partidos e os candidatos a prefeito, vice e vereador apresentarem as prestações de contas dos gastos feitos no primeiro turno.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que foram recebidos até o momento 119 mil prestações de contas eleitorais, cerca de 20% do total.
Nas eleições deste ano, foram gastos R$ 2,7 bilhões em campanhas, de acordo com dados parciais do TSE.
PUBLICIDADE
Após apresentados, os dados são tornados públicos, e qualquer interessado tem até esta sexta-feira, dia 4 de novembro, para contestar a prestação de contas de algum candidato ou partido junto à Justiça Eleitoral.
Outro prazo que se encerrou nesta terça-feira foi o de proclamação oficial dos eleitos, processo pelo qual os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) aprovam o resultado oficial das urnas. Sem isso, os vencedores não podem ser diplomados para assumirem seus cargos.