O Movimento Catrumano decidiu comemorar neste ano o Dia do Geraes na data de 8 de dezembro, na cidade de Matias Cardoso, marcando assim o reconhecimento do Norte de Minas como primeiro povoamento mineiro.
O impasse surgido na assembléia legislativa de Minas Gerais onde foram apresentados dois projetos de lei que instituem o Dia do Geraes foi tema discutido na reunião – e transformado em novo impasse sobre a questão das datas.
É que a deputada Ana Maria - PSDB apresentou proposta indicando o dia 23 de março como data comemorativa, enquanto o deputado Paulo Guedes - PP marcou para dia 8 de dezembro. Na próxima segunda-feira, dia 10, os dois deputados e membros do Movimento Catrumano se reunirão novamente para fechar um acordo.
PREFEITURAS
Desde agosto que o Movimento Catrumano elaborou material impresso que foi encaminhado para todas as prefeituras pedindo às câmaras municipais a elaboração de projeto de lei instituindo o Dia do Geraes no dia 8 de dezembro, conforme data que foi definida na audiência publica na assembléia legislativa.
Catuti foi pioneiro em instituir o Dia do Geraes. Outros municípios estão seguindo o mesmo caminho, como Patis. Montes Claros o projeto está em fase de análise jurídica.
O antropólogo João Batista Costa Almeida, autor da pesquisa, reconhece o Norte de Minas como primeiro povoamento e explica que as duas datas têm sentido histórico.
- No dia 23 de março Mathias Cardoso pisou em solo norte-mineiro. Porém, o dia 8 de dezembro é de Nossa Senhora da Conceição, que é padroeira da Igreja do município e deu nome a mais antiga igreja construída em território mineiro, o que prova ser a região o primeiro povoamento do estado.
Mariana comemora o Dia de Minas em 16 de junho, que é o dia de Nossa Senhora do Rosário, sua padroeira. (Com Amams)