Logotipo O Norte
Quinta-Feira,11 de Setembro

515 anos de descoberta do São Francisco com plantios e peixamentos

_

Jornal O Norte
Publicado em 04/10/2016 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 15:46.

Aroeira, araçá, gonçalves alves e pitombeira. Com o plantio simbólico de mudas nativas nas nascentes do São Francisco, no município de Urucuia, norte de Minas, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) marca, nesta terça-feira (04), a passagem de 515 anos de “descoberta” do rio, um feito atribuído aos navegadores Américo Vespúcio, genovês, e André Gonçalves, português. O ato será coordenado pelo diretor de revitalização de bacias hidrográficas da Codevasf, Inaldo Guerra.


- Esse tipo de ação cerca as nascentes e revigora plantas nativas que haviam desaparecido. Com isso, árvores naturais voltam a crescer. Elas protegem as nascentes e as regiões ciliares, aumentando a permeabilidade do solo com as raízes, barrando o transporte de sedimentos e preservando as matas ciliares. É o tipo de ação que tem que ser adotada por toda a sociedade - explica Sidenísio Lopes de Oliveira, gerente regional de Revitalização da Codevasf em Minas Gerais.


O plantio de mudas nativas em Urucuia é uma das ações simbólicas que a Codevasf realiza na bacia hidrográfica do São Francisco neste 4 de outubro em homenagem ao aniversário de seu descobrimento.


O São Francisco
O berço do São Francisco fica na Serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, em Minas Gerais. Da nascente, ele percorre cerca de 2.800 quilômetros até desaguar no Oceano Atlântico, passando por cinco estados: além de Minas Gerais, o rio banha as terras de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe. Todo o vale sanfranciscano ocupa uma área aproximada de 620 mil quilômetros quadrados, incluindo 505 municípios, com uma população de cerca de 18,2 milhões de pessoas.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por