Voto pela valorização do Norte

A TV Câmara fará a cobertura, ao vivo, da apuração do resultado das eleições 2018

Christine Antonini
O Norte - Montes Claros
06/10/2018 às 06:26.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:49

Neste domingo, Montes Claros estará representado nestas eleições com 27 candidatos a deputado estadual e 21 ao cargo federal, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG).

O número de postulantes a uma das 77 cadeiras do Legislativo estadual é bem superior aos 16 registrados no pleito de 2014. E a expectativa de associações de classe e lideranças políticas e econômicas da região é a de que o eleitorado valorize os nomes locais.

A União das Entidades de Classes do Norte de Minas e o Comitê de Valorização Eleitoral do Norte de Minas promoveram a campanha “Quem é do Norte, Vota no Norte” para conscientizar a população sobre a importância de votar em candidatos que sejam “da terra”.

Segundo o Comitê de Valorização Eleitoral do Norte de Minas, na eleição de 2014, 83% dos votos do Norte de Minas foram destinados a “paraquedistas”, ou seja, candidatos que não são da região e que só procuram os eleitores em período de campanha.

Muitos sequer destinaram alguma emenda parlamentar para os municípios norte-mineiros. Para este ano, a união das classes busca formar uma bancada com quatro a seis deputados federais e dez estaduais.

“A campanha ‘Quem é do Norte, Vota no Norte’ é um movimento sem bandeira partidária, projeto de conscientização do norte-mineiro na valorização do seu voto a fim de elegermos uma forte bancada de parlamentares, tanto na esfera estadual quanto federal. Nossa região precisa ser bem representada, especialmente no Congresso. A nossa voz só será ouvida a partir do nosso voto”, alerta Newton Figueiredo, presidente da Associação Comercial e Industrial de Montes Claros.

O levantamento apresentado na reunião do grupo mostra que na eleição de 2014 o eleitorado de Montes Claros era de 254.838 pessoas e 211.467 compareceram às urnas.

Para deputado federal, 527 candidatos foram votados na cidade. E os nomes locais tiveram 96.599 votos. Como foram 18.081 votos brancos e 14.739 nulos, isso significa que 82.048 eleitores votaram em “paraquedistas” em 2014.

Já os 16 candidatos da cidade a uma vaga na Assembleia de Minas obtiveram, naquele ano, 123.848 votos em Montes Claros.
 
COBERTURA
A TV Câmara 27.3 vai transmitir, ao vivo, neste domingo, os resultados das eleições estaduais e federal. Os telespectadores podem acompanhar em tempo real quem serão os novos representantes do Legislativo e Executivo.

O resultado da apuração dos votos será apresentado pelos jornalistas Selma Gonçalves e Aldeci Xavier. O programa também terá a participação de analistas políticos e especialistas que comentarão sobre o as propagandas eleitorais, polêmicas e conflitos políticos e os candidatos eleitos de Montes Claros e região.

“Vamos acompanhar uma eleição nacional, dando ênfase aos governos estadual e federal e destacando os candidatos do Norte de Minas”, pontua o jornalista e analista político Aldeci Xavier.


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por