Tudo pronto para 250 mil irem às urnas

Eleitores devem ficar atentos com mudança de locais de votação após extinção da 325ª zona eleitoral

Márcia Vieira
O Norte - Montes Claros
06/10/2018 às 06:10.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:49
 (MÁRCIA VIEIRA)

(MÁRCIA VIEIRA)

Às vésperas de mais um pleito eleitoral, Montes Claros está com tudo pronto para receber os mais de 250 mil eleitores que estão aptos a escolher os novos deputados, senadores, governador e presidente que tomarão posse no primeiro dia de 2019.

Em razão da extinção de uma das zonas, a 325ª, os eleitores foram distribuídos nas três outras zonas de Montes Claros – a 184ª, 185ª e 317ª –, sendo que as duas primeiras receberam, cada uma, mais três municípios. A 184ª está com um total de 101.594 eleitores, dos quais 86.082 estão em Montes Claros. Os demais em Claro dos Poções, Glaucilândia e Itacambira, respectivamente com 6.961, 3.662 e 4.889 eleitores.

“Crescemos em número de eleitores, seções e mesários. Administrar isso é novidade. Estamos nos adaptando, mas conseguimos desenvolver o trabalho”, diz Helen Guimarães, chefe da 184ª Zona Eleitoral.
 
E-TÍTULO
De acordo com Helen, quem baixou o aplicativo E-titulo, uma novidade nessas eleições, e fez o recadastramento biométrico, pode votar com o documento eletrônico desde que tenha foto. Entretanto, há um conflito em relação ao número da seção de votação.

“Aparece o local, mas o número da seção não está correto, em razão do rezoneamento. São 56 mil eleitores nesta situação. Estamos tentando fazer uma logística para diminuir essa desorganização e contamos com a ajuda de todos para divulgação”, complementa.

Helen Guimarães está há 12 anos no cartório e revela seu contentamento com o processo eletrônico, que considera totalmente seguro. “Temos os planos A, que é a urna perfeita, B, C, D, que representam a possibilidade de contingência, quando pode ser feita a troca da urna ou dos dois flashes internos, que podem dar defeito, e o E, que é a cédula. Quando nada funciona, temos que usar as cédulas. Nos últimos dez anos não foram usadas em Montes Claros, mas se precisar, ela está lá”.
 
UNIÃO
Já a Zona 185 recebeu os municípios de Juramento, Mirabela e Patis, com 4.280, 10.978 e 4.983 eleitores, respectivamente. Só em Montes Claros a 185ª tem 81.314 eleitores e a totalidade do eleitorado é de 101.555. Patis e Mirabela terão pontos de transmissão da apuração. Em Juramento não haverá o ponto e a apuração será feita em Montes Claros.

Para Eleuse Ribeiro Tomé, chefe da Zona 185, um dos pontos positivos desta eleição, além do aplicativo que facilitou a vida dos eleitores, é a permissão para que os transgêneros usem o nome social.

“Muitos deles conseguiram mudar a identidade e, com isso, utilizar o novo nome. Mas se ele não tiver mudado e quiser assinar com o nome social, pode. Foram poucos, mas tivemos alguns casos aqui”. Como nas demais zonas, na 185 toda a preparação já havia sido finalizada na quinta-feira.
 
GRANDES COLÉGIOS
Na Zona 317, o número de eleitores é de 101.830, todos de Montes Claros. É nesta zona que estão grandes colégios eleitorais, como a Escola Maria de Lourdes Pinheiro, no bairro Independência, e a Escola Delfino Magalhães, no bairro de mesmo nome.

“Nenhum município foi agregado aqui, mas temos um grande número de eleitores. São 69 locais de votação, sendo 33 na área urbana e 36 nos povoados”, diz Sirleide Maria Lacerda, chefe da 317.

Ela destaca como positivas as mudanças no processo eleitoral. “A biometria em si já é um ponto muito positivo, embora ainda não seja obrigatória. As campanhas também ficaram mais enxutas e isso foi bom até para os candidatos, que acabaram economizando”.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por