Saída de Saraiva Felipe já é lamentada: Montes Claros e o Norte de Minas perdem sua maior representação no primeiro escalão do governo federal

Jornal O Norte
17/03/2006 às 11:22.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:31

Eduardo Brasil


Repórter


www.onorte.net/eduardobrasil

A saída do deputado federal Saraiva Felipe - PMDB, do ministério da Saúde, para concorrer à reeleição nas urnas de outubro deste ano será ruim para o Norte de Minas e, em escala bem superior, para Montes Claros. 

Esta é a opinião do vereador Athos Mameluque, correligionário do ministro e presidente do diretório municipal do PMDB, que vê sua saída da esplanada dos ministérios, em Brasília, como um esvaziamento do poder que o município teria conseguido junto ao governo federal para arregimentar recursos e condições de desenvolvimento.

Para ele, Saraiva Felipe deveria permanecer no cargo, ainda que como deputado federal ele também responda por um desempenho à altura das aspirações do povo norte-mineiro.

- Mas, por mim, e acredito que muitos pensam assim, Saraiva Felipe continuaria como ministro de estado. Até pelo fato de estar sendo um bom ministro, que certamente continuaria no cargo numa eventual vitória de Lula - observa o vereador, referindo-se às pesquisas eleitorais que apontam o petista como favorito para ganhar as eleições presidenciais e continuar por mais quatro anos no palácio do Planalto.

CONTINUIDADE

Saraiva Felipe, que iniciou carreira pública em Montes Claros como médico do 10º Batalhão de polícia militar, sendo que anos mais tarde responderia pela secretaria municipal de Saúde, na administração do ex-prefeito Tadeu Leite - PMDB, tem sido lembrado, sobretudo na câmara municipal, como um dos políticos mais afinados com a região. É comemorado como um aliado fiel do Norte de Minas, sobretudo de Montes Claros.

- Um político que não se esqueceu dos problemas de um povo que afinal o ajudou a chegar a um cargo de tamanha importância no primeiro escalão do governo federal. Saraiva, que foi precursor do Sistema único de saúde no Brasil respondeu aos anseios desse povo e é pena que seu período no ministério da Saúde esteja acabando – lamenta Mameluque.

O vereador acredita que Saraiva Felipe, ainda que sem os poderes de ministro de estado, continuará, como deputado federal, a defender o Norte de Minas.

- Ele com certeza será reeleito para um novo mandato. Sua atuação como parlamentar e como ministro da Saúde é credencial mais do que suficiente para ele continuar trabalhando pelo nosso povo. 

EMPREGO

Athos Mameluque enumera algumas medidas importantes que o ministro já tomou em benefício do Norte de Minas e, em especial, de Montes Claros, destacando a implantação da Farmácia Básica, a 80ª instalada pelo governo em todo o país, e o Samu 192 - Serviço de atendimento móvel de urgência que outros grandes centros populacionais do país ainda não conseguiram.

- A instalação do Centro especial de odontologia, que presta atendimento de alta complexidade na clínica Ariosto Machado foi outra grande obra do ministro da Saúde, fora os convênios que ele trouxe para a região, beneficiando milhares de pessoas.

Saraiva Felipe também é mencionado como um político preocupado com o combate ao desemprego, tendo sido um dos responsáveis pela futura instalação, em Montes Claros, de uma usina de biodíesel - inicialmente prevista para outra região do país e que vai gerar mais de vinte mil empregos diretos.

- Não fosse o ministro, a usina não viria para Montes Claros. Seria instalada lá no Ceará. Saraiva chegou a conversar com Ciro Gomes (ministro da Integração Nacional) para que ele entendesse a necessidade de a usina ser instalada em Montes Claros e até beneficiou aquele estado com serviços do ministério da Saúde - acrescenta o vereador.

Saraiva Felipe deixará o ministério da Saúde no próximo dia 30, atendendo ao prazo de desincompatibilização para tentar um novo mandato no congresso nacional.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por