Região vai cobrar rodovia e repactuação de dívidas

Jornal O Norte
20/12/2005 às 09:57.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:55

As entidades de classe do Norte de Minas solicitarão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, durante visita a Montes Claros, nesta quinta-feira, dia 22, a reconstrução da BR-135 no trecho Montes Claros-Trevão da BR-040, e também a sanção do projeto de lei 4.514, que permite a repactuação das dívidas rurais.

A decisão foi tomada durante reunião na Amams – Associação dos municípios da área mineira da Sudene com a participação das entidades rurais, empresariais e políticas.

O presidente deverá estar em Montes Claros às 10 horas para entregar benefícios na área de saúde, como as cinco ambulâncias do Samu - Serviço de atendimento móvel de urgência e inaugurar a Farmácia Popular, que venderá remédios a preços baixos.

Participaram da reunião a Associação comercial e industrial de Montes Claros, Federação das indústrias do estado de Minas Gerais- Regional/Norte, Sociedade rural, Sindicato rural, Amams e Associação dos vereadores da área mineira da Sudene.

O prefeito Athos Avelino não compareceu, mas mandou mensagem explicando que estará apoiando as decisões tomadas e que a definição pela prioridade da BR 135 era uma medida sensata e que deveria ser apoiada por todos segmentos.

VIDA ÚTIL

O presidente da ACI, Jamil Curi, explica que a entidade foi incumbida pelo Denit para fazer o projeto de reconstrução da BR 135, no trecho de 300 quilômetros entre Montes Claros-Trevo da BR 040, em obra orçada em R$ 300 milhões. Isto deixará a rodovia de primeira qualidade e com vida útil de 30 anos e através de processo de conservação, sempre com pista em excelente condição.

A secretária-executiva da Amams, Beatriz Moraes Corrêa ressaltou que ao priorizar a BR 135 como principal reivindicação, as lideranças do Norte de Minas estarão deixando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com opção de autorizar somente esta obra.

O ruralista Alexandre Viana, presidente da Sociedade rural de Montes Claros ressaltou que além da BR 135 havia necessidade de conseguir do presidente da República a garantia de que sancionará o projeto de lei 4.514 aprovado pela câmara dos deputados e agora em tramitação no senado federal, pois isto implicará em novo impulso na economia regional, permitindo alavancar a produção regional.

Ele lembra que a atividade agrícola do Norte de Minas está estagnada, pois o homem do campo não pode plantar por falta de crédito agrícola e a forma como ocorreu a renegociação da dívida a tornou insustentável e impagável.

REUNIÃO

Luiz Guilherme Câmara citou que o impacto desta lei será de injeção de R$ 300 milhões na economia do Norte de Minas, pois o projeto 4.514 evitará que este montante seja economizado pelos ruralistas, no pagamento de juros.

As entidades de classe acionaram o ministro José Saraiva Felipe, da Saúde, para que ele programe uma reunião dos dirigentes das entidades, em separado, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para serem colocadas e feitas explanações sobre estas duas reivindicações. Posteriormente seria realizada a reunião pública, com as assinaturas dos convênios.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por