Presidente da câmara defende alternância no poder legislativo: Ildeu Maia faz um balanço positivo de sua presidência no legislativo municipal e garante que não concorrerá à reeleição

Jornal O Norte
24/10/2006 às 09:49.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:42

Eduardo Brasil


Repórter


www.onorte.net/eduardobrasil

O presidente da câmara municipal de Montes Claros, vereador Ildeu Maia – PP conclui o seu mandato ainda em dezembro deste ano, mas, defensor da alternância no poder legislativo, ainda que o regimento interno permita, com o aval do plenário, desde já sinaliza que não tentará a reeleição.




Ildeu Maia não concorrerá à reeleição em dezembro:


- É preciso que pratiquemos a alternância no poder legislativo e que outros colegas tenham a honra de dirigir esta casa (foto: arquivo/ Wilson Medeiros)

- Temos de dar oportunidades para outros. Jamais pensei em reeleição. Tem sido uma experiência muito gratificante, é verdade. Afinal, ser presidente da câmara municipal de Montes Claros é um sonho de todos os vereadores, não pelas vantagens que o cargo ofereceria, e que não são exatamente vantagens, mas pela oportunidade de desenvolver um trabalho ainda mais afinado com os anseios da população. Mas outros vereadores devem ter essa mesma oportunidade que tive.

Sobre a sua sucessão, Ildeu Maia não esconde previsões de que será uma eleição bastante disputada, até porque eleições na câmara nunca foram diferentes, são sempre cercadas de muitas articulações.

- A gente prevê esse quadro diante do possível número de candidatos. Mas, penso que o pleito contará, no final, apenas com dois deles, que serão definidos ao longo do processo. Um processo que realmente só será deflagrado após a realização do segundo turno das eleições presidenciais, neste domingo.

ISENÇÃO

O vereador também afirma que ficará à margem do processo sobre a sua sucessão, não devendo se posicionar por uma das candidaturas que venha a se oficializar.

- Primeiro, porque, como eu disse o processo de fato só será deflagrado a partir do dia 30 deste mês, e, como conseqüência, ainda não existe um quadro real definindo os candidatos. Depois, a mesa diretora deveria ficar neutra neste processo.

Para Ildeu Maia, a eleição do novo presidente deve ser conseguida por aquele que se mostrar mais articulado para reunir as forças necessárias ao seu lado.

A mesa diretora, pelo menos neste instante, acredita o vereador, não deveria interferir no processo sucessório, até porque não teria preferência por nenhum dos que no momento postulam uma futura candidatura.

Encerrando o seu mandato na presidência da câmara, Ildeu Maia espera não participar de nenhum outro processo eletivo, a não ser em 2008.

- No mês de janeiro de 2007, passarei a me dedicar exclusivamente ao meu mandato parlamentar, estreitando relações com minhas bases eleitorais. Serei candidato a um quinto mandato consecutivo, na câmara municipal – confirma Ildeu Maia, esquivando-se, inclusive, da lembrança de seu nome para concorrer à presidência da Avams – Associação dos vereadores da área mineira da Sudene, ainda neste ano.

- A associação de fato precisa de uma presidência competente para fazer valer a posição de maior de todas as entidades do país em número de associados. Mas, isso, infelizmente, fica só no papel. A entidade não faz nada e tem servido a um grupo de pessoas que a explora unicamente para seus interesses políticos – acusa o presidente do legislativo.

Ele defende as candidaturas de Athos Mameluque – PMDB e Sebastião Pimenta PTC, seus colegas de plenário - que já concorreram à direção da Avams, nas últimas eleições, para comandarem a entidade nos próximos anos.

- Eles têm competência para transformarem a Avams, para levarem a entidade a representar de fato os vereadores.

GESTÃO POSITIVA

Ildeu Maia considera altamente positivo o resultado de sua gestão à frente do parlamento municipal nos últimos 22 meses. Ele faz questão de ressaltar as ações que a casa desenvolveu sob a sua condução na busca de recursos para Montes Claros, sobretudo em relação à segurança pública.

- Empreendemos várias viagens a Belo Horizonte e a Brasília em busca de soluções para os diversos problemas que se agravavam em Montes Claros. Obtivemos sucesso graças à nossa insistência diante dos governos estadual e federal, a quem recorremos pessoalmente. Não somente buscando recursos para o segmento da segurança pública, mas também para o de saúde, de educação entre outros.

Ele também ressalta os inúmeros projetos que foram votados na câmara ao longo dos últimos 22 meses e que levaram importantes benefícios à grande parcela da população mais carente, frisando a isenção com que a mesa diretora vem atuando nesses pleitos, sobretudo nos momentos mais conflituosos protagonizados pela oposição e situação.

- Essa divergência é necessária. A troca de opiniões evita que decisões precipitadas, que não beneficiam o povo, sejam tomadas pela câmara. Mas é um debate democrático, de idéias.

CASA PRÓPRIA

Ildeu Maia deixará a presidência da casa, porém, lamentando o fato de ter sido impedido de levar adiante um de seus mais importantes projetos – a construção do novo prédio – próprio, da câmara municipal, em terreno doado pela prefeitura na Avenida José Correa Machado.

- Era nossa pretensão construir, ainda neste ano, pelo menos, os gabinetes dos vereadores e o plenário da casa. Mas o corte nos recursos municipais adiou o nosso projeto – diz, em relação às obras que custariam cerca de dois milhões de reais.

Outro fato que o dirigente parlamentar lamenta ter ocorrido durante sua gestão está relacionado ao episódio que ficou conhecido como o escândalo dos pombos-correios envolvendo alguns vereadores da atual legislatura em possíveis irregularidades. Para ele, o incidente arranhou a imagem do legislativo e o brilho da atual gestão.

- Teria sido muito melhor (a gestão) se esse episódio não tivesse ocorrido, sobretudo porque ele veio à tona em um momento em que a câmara gozava de enorme credibilidade e prestígio com a comunidade. Isso, sem dúvida, foi arranhado. Mas, aos poucos estamos superando os problemas que o episódio nos causou. Aos poucos vamos retomando a normalidade – conclui o presidente da câmara municipal de Montes Claros.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por