Prefeitura nega redução de remédios prevista em plano de contenção de despesa: apesar de prevista em documento da prefeitura, administração municipal nega redução de medicamentos destinados ao povo

Jornal O Norte
26/10/2006 às 10:17.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:43

Ticyana Fonseca


Repórter


onorte@onorte.net

A prefeitura de Montes Claros está quebrada - ou pelo menos é o que parece, diante das medidas que a administração de Athos Avelino – PPS vem tomando de contenção de despesas.

Um plano, denominado exatamente como de Contenção de Despesas está sendo desenvolvido pela secretaria municipal de Saúde, em atendimento ao decreto n°2.288, de 03/10/2006, do prefeito de Montes Claros, estipulando que até o dia 30/11/2006 haja a redução de 20% em medicamentos e 20% em material médico e odontológico, além de reduções em água, energia elétrica, telefone, xérox, insumos de informática, combustível e materiais de consumo, conforme documento que a reportagem de O Norte conseguiu cópia.

As medidas do plano já se tornaram alvo de críticas por parte da população. Os contribuintes não entendem como a secretaria de Saúde fará contenção de despesas justamente em medicamentos que são distribuídos aos carentes.

CORTES

De acordo com o documento obtido pela reportagem, a contenção de despesas na área de saúde inclui medidas tais como: a cera para a limpeza do piso da sede da secretaria, por exemplo, só será utilizada uma vez ao mês, assim como também serão reduzidas cota para o cafezinho e para o açúcar. A ordem é substituir as garrafas térmicas de um litro por garrafas de ½ litro.

A secretaria também deverá retirar de circulação 21 veículos, 50% das lâmpadas dos ambientes do prédio público como salas, corredores e pátios.

PREFEITURA

O Norte procurou o secretario municipal de Saúde, João Batista Silvério para obter mais informações sobre o plano de contenção de gastos. Segundo o secretario, não existe redução de verba para a área de medicamentos, ficando as medidas restritas à redução de energia elétrica e de abastecimento de água.




Segundo o secretario municipal de Saúde, João Batista Silvério a informação de cortes em medicamentos não procederia (foto: Wilson Medeiros)

- Não há cortes em medicamentos – reiterou.

Mesmo ao ser informado do documento relativo às despesas que serão reduzidas, de posse da reportagem, onde consta redução no volume de medicamentos, o secretário negou a medida, mas não escondeu a sua curiosidade em saber como a reportagem conseguiu uma cópia dos apontamentos – cujo documento teria circulado internamente, exclusivamente em seções ligadas ao desenvolvimento das medidas.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por